Pular para o conteúdo
Geral

Capital sedia seminário sobre saúde do homem

A saúde do homem é o foco do seminário que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza hoje (9) e amanhã (10), na Capital. Além de tratar do assunto com técnicos municipais, o encontro apresenta a importância da criação de ações práticas para a prevenção da saúde do homem, visto que a expectativa de […]
Arquivo -

A saúde do homem é o foco do seminário que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza hoje (9) e amanhã (10), na Capital. Além de tratar do assunto com técnicos municipais, o encontro apresenta a importância da criação de ações práticas para a prevenção da saúde do homem, visto que a expectativa de vida entre pessoas do sexo masculino chega a ser cerca de sete anos inferior à estimada para as mulheres.

De acordo com o responsável pela área técnica em Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Vitor Gomes Pinto, este é o momento certo para realizar estas ações preventivas porque no Brasil políticas públicas para a promoção à saúde do homem ficaram em segundo plano, devido, principalmente, às intensas práticas focadas para a saúde das mulheres e crianças.

“Um fenômeno interessante que aconteceu no Brasil é que o homem foi praticamente esquecido na área da saúde. E isso não pode acontecer, principalmente porque ainda é grande o número de óbitos que ocorrem entre eles, não só com problemas de saúde, mas também com a violência e nos acidentes”, salienta Vitor.

Segundo o representante do Ministério da Saúde, no trânsito os homens são maioria entre os casos de mortes. Este índice aumenta ainda mais com acidentes envolvendo motocicletas. “Já na violência, o homem é o principal agente causador e vítima”, lembra. Vitor afirma ainda que atualmente a diferença na expectativa de vida entre homens e mulheres é de 7,6 anos. “As mulheres vivem mais. Embora se possa admitir que organicamente elas são mais fortes, a principal causa desta grande diferença na expectativa de vida é a falta de cuidado com a própria saúde; é esta ausência da prevenção”, observa.

Conforme o doutor em Saúde Pública, as unidades de saúde também devem se preparar para receber o homem. “É possível observar que o ambiente das unidades de saúde é um local feminino, e isso acaba distanciando o homem. Esta preparação do ambiente também é um reflexo de que as mulheres e as crianças sempre foram a prioridade para a saúde pública. Por isso é interessante observar estes pontos que vão além da promoção à prevenção, é preciso fazer adaptações”, diz.

“A saúde sozinha não consegue avançar tanto, esta é uma ação que deve ser coletiva, abrangendo agentes da saúde, comunidade e família”, lembra o representante do Ministério.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aumenta pena para crimes contra idosos; texto segue para sanção

Argentinos castigam e Boca Jrs lamenta empate em duelo direto com Benfica no Mundial de Clubes

Mais de 190 pessoas são atendidas na Carreta da Justiça em Bodoquena

Trump: ‘todos devem evacuar Teerã imediatamente’

Notícias mais lidas agora

Investigação aponta que Claudinho Serra recebia propina pelos pais: ‘Levar encomenda’

cpi joão resende frota velha

Na CPI, Consórcio Guaicurus admite que ônibus circulam sem seguro exigido em contrato

ataque onça pantanal 2

Ataque e morte de Jorginho por onça no Pantanal teve motivação; saiba qual

Com cães farejadores, PRF apreende cocaína em Corumbá

Últimas Notícias

Mundo

Israel e Irã voltam a trocar ataques aéreos no 5º dia de guerra no Oriente Médio

Várias explosões foram ouvidas na parte leste de Teerã

Trânsito

Carreta destrói guard rail, sai da pista e vai parar em matagal nas margens da BR-163

Parte do guard rail ficou completamente destruído com o impacto

Brasil

Câmara pressiona governo Lula e aprova urgência para projeto que derruba aumento do IOF

A urgência é um instrumento que acelera a tramitação de uma proposta no plenário da Casa

Polícia

Familiares procuram por Maria que desapareceu há dois dias na região do Santo Eugênio

Quem tiver informações pode entrar em contato pelo 67 – 99284 – 2233