Candidato a ser o ‘primeiro a votar’ já está na fila da seção

RECIFE – Eduardo César Rodrigues de Lima, de 41 anos, deve ser o primeiro eleitor a votar no pleito deste domingo. Para garantir a “pole eleitoral”, o morador de Fernando de Noronha, que conta com fuso de uma hora à frente do horário de Brasília, chegou ao local da votação às 17h50m de sexta-feira.  Caso […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

RECIFE – Eduardo César Rodrigues de Lima, de 41 anos, deve ser o primeiro eleitor a votar no pleito deste domingo. Para garantir a “pole eleitoral”, o morador de Fernando de Noronha, que conta com fuso de uma hora à frente do horário de Brasília, chegou ao local da votação às 17h50m de sexta-feira. 

Caso ele resista à espera, será, pela quarta vez, o primeiro eleitor brasileiro a votar.

As seis seções eleitorais da ilha vão ser instaladas na Escola Arquipélago, onde votam os 2.102 eleitores de Noronha. Eduardo, que é dono de uma pousada, chegou à escola com uma mochila onde guardava água, produtos de higiene pessoal e um casaco. Ele diz que bastam poucos minutos de sono e já está recomposto. A espera deve durar 38 horas e 10 minutos. 

Eduardo afirma que é tímido, e jura que não gosta de aparecer, mas que não quer perder o “título” de primeiro eleitor do Brasil.

Em Fernando de Noronha, 55 pessoas foram mobilizadas para trabalhar na eleição. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) enviou para Noronha 22 urnas eletrônicas. Além da eleição para escolha de presidente, governador, senadores e deputados, os moradores da ilha vão escolher os conselheiros distritais, uma espécie de vereador. Este não é um voto obrigatório, mas é justamente esta disputa que mobiliza a comunidade local. Ao todo, 18 candidatos disputam as sete vagas do Conselho.

Conteúdos relacionados