Busca por confissão aumenta em 40% na Perpétuo Socorro

Na Semana Santa, a paróquia Perpétuo Socorro, situada na Avenida Afonso Pena, no Bairro Amambai, registra um aumento em 40% na procura pela confissão, um dos ritos cristãos mais praticados nesta época de religiosidade e reflexão. “É momento de ser contrito com Deus”, disse Joana Thompson, 55. Junto com a neta Juliana, 12, ela, que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na Semana Santa, a paróquia Perpétuo Socorro, situada na Avenida Afonso Pena, no Bairro Amambai, registra um aumento em 40% na procura pela confissão, um dos ritos cristãos mais praticados nesta época de religiosidade e reflexão.

“É momento de ser contrito com Deus”, disse Joana Thompson, 55. Junto com a neta Juliana, 12, ela, que participa da comunidade do Bairro Nova Lima, atravessou a cidade para ir até a paróquia.

O padre Odacir Costa enfatizou o significado deste momento. “A Semana Santa é um tempo santo e mesmo neste tempo de secularização, as pessoas se voltam para o encontro consigo mesmo, dando maior abertura para o encontro com Deus”.

Desde as 7h30 os cultos acontecem de hora em hora na paróquia. A cada missa, ao menos 300 fiéis.

Segundo informações do ministro de Eucaristia, Vagmor Campezani Lopes, os cultos vão até as 15 horas e, a partir deste horário, até 17 horas acontecerão nas igrejas Santo Agostinho [Taveirópolis ], Santo Afonso [Nova Campo Grande] e Nossa Senhora da Luz [Jardim Carioca].

Programação – Procissão da Paixão de Cristo

Às 17 horas os fiéis se encontrarão na Igreja Perpétuo Socorro e seguirão em procissão pelas ruas 26 de agosto, passando pelo Horto Florestal até chegar à Paróquia de Santo Antônio. De lá, às 18h30 todos seguirão até o Guanandizão, onde a comunidade católica participará da encenação da Paixão, com os jovens.

Passagem

Páscoa significa passagem. A transição da escravidão do Egito para a liberdade na terra prometida. Passagem da morte para a vida. É celebrada da quarta-feira que antecede o domingo de Páscoa até o 6º domingo após ele, segundo informações do site criancas.metodista.org.br.

A estação litúrgica da Páscoa compreende dois momentos distintos. A Semana Santa é a parte mais dramática de todas as recordações de Jesus, pois celebra sua terrível experiência da ‘Paixão’, inclusive a traição, o abandono por parte dos seus discípulos, o escárnio e a dolorosa morte na cruz em oferecimento voluntário por toda humanidade.

Curiosidade

Os países ocidentais e grande parte dos que estão no lado oriental adotam o Calendário Gregoriano, que tem os doze meses do ano e foi estabelecido pelo Papa Gregório XIII no dia 24 de fevereiro do ano 1582 para substituir o calendário juliano, em vigor até então.

Ficou estabelecido no calendário que as datas do ano seriam definidas a partir da Páscoa.

A Páscoa acontece no primeiro domingo de lua cheia da Primavera do Hemisfério Norte. A partir daí tem que retroceder 46 dias e se tem a data da quarta-feira de cinzas. O Carnaval acontece nos dias que antecedem a Quaresma, por isso também varia de ano para ano, dependendo de quando é fixada a data da Páscoa. No Brasil, com a evangelização e a influência da Igreja, o Carnaval foi colocado antes da Quaresma.

Conteúdos relacionados