Brasileiros dão nota baixa para qualidade de vida no país

Quanto falta para o Brasil se tornar um país onde as escolas ofereçam oportunidades reais e trabalham em conjunto com a família, onde os locais de trabalho deixem as pessoas felizes e realizadas, e onde o atendimento médico não seja apenas eficiente, mas também acolhedor aos pacientes. Pelo novo indicador de desenvolvimento lançado nesta terça-feira […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Quanto falta para o Brasil se tornar um país onde as escolas ofereçam oportunidades reais e trabalham em conjunto com a família, onde os locais de trabalho deixem as pessoas felizes e realizadas, e onde o atendimento médico não seja apenas eficiente, mas também acolhedor aos pacientes. Pelo novo indicador de desenvolvimento lançado nesta terça-feira (10) pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), ainda falta muito para o Brasil chegar no ideal.

O chamado Índice de Valores Humanos (IVH) é uma média de três outros índices que consideram a vivência e a percepção da população nas áreas da saúde (IVH-S), da educação (IVH-E) e do trabalho (IVH-T) na hora de medir o desenvolvimento em cada uma das cinco regiões do país. Em uma escala de 0 a 1, são pontuados, por exemplo, o respeito no atendimento médico, a qualidade da convivência escolar e familiar e as experiências positivas no ambiente profissional.

Neste primeiro levantamento feito por pesquisadores brasileiros, foram ouvidas 1.887 pessoas em 148 cidades de 24 unidades da federação. As regiões Sul e Sudeste apresentaram os maiores valores de IVH (0,62) e a região Norte, o pior resultado (0,50). O Centro-Oeste e o Nordeste aparecem com 0,58 e 0,56, respectivamente.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados