As brasileiras Isabel Swan e Martine Grael se classificaram neste sábado para o último dia do Mundial de vela da classe 470, que está sendo disputado em Hague, na Holanda. Apenas as 10 melhores duplas estarão presentes na decisão que acontecerá no domingo.

A parceria do Brasil está na oitava posição na classificação do campeonato. A liderança está com as neozelandesas Jo Aleh e Olivia Powrie. Neste sábado, foram disputadas três provas. Na primeira regata, Isabel Swan e Martine Grael cruzaram a linha de chegada na terceira colocação, enquanto na segunda ficaram no oitavo lugar.

Na última prova do dia, o barco das brasileiras virou devido ao forte vento que soprava na região e elas terminaram em 28º. Por ter sido o pior desempenho, este resultado foi descartado. “Começamos muito bem o dia, mas na última prova acabamos virando no finalzinho da regata. Perdemos algumas posições preciosas, mas conseguimos cumprir com o nosso objetivo, quer era nos classificar para a Medal Race no nosso primeiro Mundial juntas”, explicou Isabel Swan, medalhista de bronze em Pequim 2008.

Quem também está satisfeita com o desempenho na competição é Martine Grael, campeã mundial júníor na classe 420, no ano passado. “O saldo foi bem positivo, melhor até do que esperávamos.

As novas velas e o barco estão nos ajudando muito. Pegasus (barco da dupla) está rápido, principalmente no vento fraco. No vento forte, continuaremos praticando, pois o Mundial do ano que vem e as Olimpíadas (de ) serão nessas condições”, afirmou a velejadora.