Quatro toneladas de medicamentos, luvas, pastilhas de purificação de água e outros materiais de prevenção ao cólera e atendimento a doentes no Haiti, doados pelo governo brasileiro, serão embarcados hoje (27), às 13h, em Brasília, em voo da Força Aérea Brasileira (FAB) procedente do Rio de Janeiro.

O envio da ajuda humanitária foi autorizado pelo Ministério da Defesa, atendendo  solicitação do Ministério da Saúde. O avião da FAB que levará a carga faz voos regulares ao Haiti com o objetivo de levar suprimentos para o batalhão brasileiro naquele país.

O governo brasileiro anunciou o envio de 10.575 frascos de hipoclorito de sódio (usado para purificar a água), 12.600 envelopes de sais para reidratação oral, 3.500 frascos injetáveis de solução usada para reidratação de pacientes em estado grave, 16.200 equipamentos para aplicação de soro e 43.200 pares de luvas descartáveis.

O cólera é uma doença infecciosa intestinal transmitida, principalmente, pela ingestão de água ou alimentos contaminados. A transmissão pode ocorrer também pelo uso de produtos contaminados, por moscas ou contato direto entre pessoas infectadas.