Pular para o conteúdo
Geral

Brasil é terceiro maior emissor de spams da internet

O Brasil é o terceiro maior emissor de mensagem eletrônicas não solicitadas, mais conhecidos como spams. Segundo a empresa norte-americana de segurança na internet Shopos, endereços brasileiros de correio eletrônico enviam 5,5% desse tipo de e-mails. O Brasil fica atrás só dos Estados Unidos, que envia 15,2% dos spams, e da Índia, com 7,7%.Os dados […]
Arquivo -

O Brasil é o terceiro maior emissor de mensagem eletrônicas não solicitadas, mais conhecidos como spams. Segundo a empresa norte-americana de segurança na internet Shopos, endereços brasileiros de correio eletrônico enviam 5,5% desse tipo de e-mails. O Brasil fica atrás só dos Estados Unidos, que envia 15,2% dos spams, e da Índia, com 7,7%.

Os dados apurados pela Sophos foram apresentados hoje (31) durante o seminário Crimes Eletrônicos – A Urgência da Lei, realizado na Câmara Americana de Comércio (Ancham), em . No evento, representantes da polícia, da Justiça, do setor empresarial e de usuários da internet debateram formas de combater os crimes praticados na rede mundial de computadores.

O envio de spams é um dos tipos de contravenção cometida na internet. As mensagens não solicitadas muitas vezes contêm programas, que permitem que criminosos acessem dados pessoais de usuários da internet e os utilizem para cometer fraudes.

O envio desses e-mails ou a propagação de conteúdo malicioso é chamada de worm. O worm corresponde a 14,5% dos incidentes na internet cometidos entre abril e junho de 2010, segundo o Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br).

De acordo com a entidade, as varreduras de computadores conectados à rede em busca de informação de usuários é o incidente mais recorrente. São 51,8% dos casos reportados.

O delegado da Polícia Federal Carlos Eduardo Sobral, que participou do evento desta manhã, afirmou que os crimes na internet crescem à medida que o uso do computador se populariza no Brasil. Segundo Sobral, além de ser o terceiro maior emissor de spams, o país é o quarto ou o quinto maior difusor da pornografia infantil na internet.

“Ao mesmo tempo que nós nos inserimos no mundo digital, não conseguimos evitar o crescimento da criminalidade”, afirmou o delegado, em sua participação no seminário.

Para ele e outros participantes do encontro, a criação de um marco legal, que facilite a identificação de criminosos que atuam na internet, é essencial para a repressão dos crimes.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tereza carrefour

Tereza Cristina acredita em possível negociação entre Brasil e EUA sobre tarifa de 50%

Cobertura vacinal contra dengue cai 52,76% em relação à primeira dose

Bebê estuprada pelo pai estava tratando infecção após traqueostomia

Familiares procuram mulher que desapareceu após sair para comprar fraldas em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

bebê

Bebê morre após ser estuprada e pai vai preso ao confessar o crime em MS

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Obras na BR-163 deixa trânsito parado mais de 40 minutos no anel viário em Campo Grande 

Últimas Notícias

Economia

Toffoli: ressarcimento do INSS ficará fora de meta fiscal e arcabouço

Com homologação de plano, pagamentos devem começar em 24 de julho

Política

Adriane Lopes se reúne com secretariado para debater Programa de Promoção do Equilíbrio Fiscal

Prefeitura diz que o programa vai ajudar a asfaltar mais de 20 bairros de Campo Grande

Política

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

Eleições podem renovar o próprio mandato de Papy a frente da Casa de Leis

Polícia

Passageira entra em trabalho de parto e motorista de aplicativo é escoltado até a maternidade

A mulher entrou em trabalho de parto próximo ao Guanandizão