Com a redução significativa da taxa de desnutrição infantil entre 1980 e 2006, o Brasil atingiu a meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) no primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) – Erradicar a Extrema Pobreza e a Fome, de acordo com o Ministério da Saúde.

No período entre 1989 e 2006, a proporção de crianças menores de cinco anos com baixo peso para idade caiu de 7,1% para 1,8% e a de crianças com baixa altura, de 19,6% para 6,8% (confira os dados na tabela ao lado).

O ministério divulgou nesta terça-feira (14) os dados do “Saúde Brasil 2009”, publicação anual da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). Entre os principais destaques do documento, estão dados sobre mortalidade infantil e materna, além de números gerais sobre nascimentos e mortes no país.

Os dados apresentados pelo ministro José Gomes Temporão apontam ainda que o país deve atingir a meta das taxas de mortalidade infantil e da infância em 2012, três anos antes do prazo estabelecido pela ONU. Entre as mães, a mortalidade por complicações na gravidez e no parto caíram 56% nos últimos 18 anos.