Os governos do Brasil e do Reino Unido assinaram na terça-feira (14), no Rio de Janeiro, um Acordo de Cooperação em Assuntos de Defesa. O acordo se baseia nos princípios da igualdade e reciprocidade entre as partes e tem o objetivo de promover parcerias especialmente em pesquisa e desenvolvimento de suporte logístico, tecnologias de segurança, aquisição de produtos e serviços de defesa, atividades de manutenção de paz, e troca de instrutores militares, entre outros, de acordo com o Ministério da Defesa.

Ainda de acordo com o ministério, o acordo, que não está vinculado a qualquer negociação comercial específica entre as duas nações, tem por base a vontade mútua de desenvolver a cooperação em longo prazo na área de defesa, envolvendo parcerias industriais, transferência de tecnologia, educação e treinamento, entre outros, sempre que houver mútuo interesse.

O Ministério da Defesta não deu mais detalhes sobre este acordo. Mas segundo o jornal britânico “Financial Times”, em reportagem publicada na terça-feira, pode envolver seis navios-patrulha e cinco a seis fragatas Type-26 e pode chegar a 2,9 bilhões de libras (4,5 bilhões de dólares) se as embarcações forem construídas no Reino Unido.

O ministro Nelson Jobim, que está em viagem oficial pela Europa, também assina dois acordos semelhantes nesta semana: um com a República Tcheca e outro com a Ucrânia, informou o minstério da Defesa.