O principal índice da bolsa brasileira fechou em alta nesta sexta-feira, sustentando-se acima de 70 mil pontos. O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, avançou 0,5%, para 70.673 pontos. O giro do pregão foi de R$ 7,4 bilhões.

No mês, o índice teve valorização de 1,79%, com o maior volume diário médio desde a criação da bolsa, segundo a consultoria Economática. No ano, a alta é de 3,04%.

A subida das ações brasileiras no último mês esteve diretamente relacionada à expectativa global por medidas do Federal Reserve para estimular a economia norte-americana.

Para saber se a tendência vai continuar firme e levar o Ibovespa além do recorde de 73.920 pontos – registrado em 2008 -, é preciso aguardar a reunião do Federal Reserve, na terça e na quarta-feira da semana que vem.

“Os mercados já têm procurado se antecipar, e isso tem dado um gás nos preços dos ativos de modo geral. Uma frustração teria um impacto muito negativo”, disse Newton Rosa, economista-chefe da SulAmérica Investimentos.

Além do Fed, o mercado deve continuar atento à agenda de indicadores nos Estados Unidos, com destaque para os dados do mercado de trabalho norte-americano, na próxima sexta-feira.