Bombeiros recomendam atenção redobrada ao instalar botijões de gás
O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul alerta a população para redobrar a atenção ao manusear botijões de gás dentro de casa ou em estabelecimentos comerciais. De acordo com a primeira-tenente do Corpo de Bombeiros, Claudia Karoline Rodrigues, os principais fatores que acarretam em acidentes com o gás de cozinha são o despreparo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul alerta a população para redobrar a atenção ao manusear botijões de gás dentro de casa ou em estabelecimentos comerciais. De acordo com a primeira-tenente do Corpo de Bombeiros, Claudia Karoline Rodrigues, os principais fatores que acarretam em acidentes com o gás de cozinha são o despreparo e desespero do usuário. “Ao ocorrer um vazamento, o usuário deve evitar qualquer tipo de fonte de ignição, como interruptores, fósforos, velas. Grande parte das pessoas desliga os interruptores de luz, mas não sabe que uma faísca provocada pela eletricidade do objeto pode provocar uma explosão durante um vazamento de gás”, diz a tenente.
Para evitar acidentes com o gás de cozinha, o Corpo de Bombeiros recomenda instalar o botijão fora do imóvel, para evitar que o calor danifique a mangueira de condução. A inspeção da qualidade da mangueira também deve ser verificada, já que elas devem possuir revestimento metálico para isolar o gás do calor.
Durante a instalação do botijão, o único teste seguro a ser feito é o da espuma, onde o usuário, utilizando uma esponja e sabão, verifica se há formação de bolhas na válvula de gás. Em caso de vazamento, portas e janelas devem ser abertas para a circulação de ar ou o usuário deve fechar corretamente a chave da válvula.
“Atualmente os imóveis estão substituindo o botijão pelo gás distribuído por encanamento. É a maneira mais segura, principalmente em edifícios residenciais”, afirma a tenente.
Para imóveis comerciais, o Corpo de Bombeiros fornece o certificado de inspeção de segurança. Com este selo, o imóvel fica apto a exercer suas atividades, com instalações protegidas e extintores previamente instalados. Para adquirir o selo, o proprietário de estabelecimento comercial deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 3314-5870.
Notícias mais lidas agora
- Gaeco apreendeu R$ 15 mil em ação contra esquema ilegal de transferência de terrenos em Coxim
- Com filho de 14 anos na garupa, motociclista sem CNH bate em carro e fica em estado grave no Nova Lima
- Urgência a projeto de preservação do Pantanal é aprovada na Câmara dos Deputados
- Produtores deixam terras em Antônio João, mas família Ruiz quer entregar chave na mão de Lula
Últimas Notícias
VÍDEO: morador escuta explosões e se depara com incêndio na estrada da Gameleira
Incêndio com explosões na estrada na Gameleira
Ninguém acerta e Mega-Sena pode pagar R$ 8,5 milhões no próximo sábado
Os números sorteados foram: 03 – 06 – 14 – 33 – 55 – 58
Familiares e amigos farão cortejo em homenagem a Cidão, fundador do grupo ‘Uber de Campo Grande’
A saída será às 13h30 com destino ao cemitério ao lado da UDCB
Lira: Explosão de carro perto da Câmara deve ser apurada com urgência necessária
Por meio de nota, ele também repudiou qualquer ato de violência
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.