Com as festas de final do ano, a população compra equipamentos de iluminação para enfeitar a casa e resgatar o espírito natalino. Para prevenir acidentes envolvendo descargas elétricas, o Corpo de Bombeiros alerta para cuidados especiais que podem prevenir essas e outras ocorrências.

Quem alerta e dá as dicas é o chefe da assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel de Paula. Segundo ele, no ano passado nas festividades do final do ano foram registradas ocorrências de incêndio em residências, por causa da sobrecarga de iluminações. São as famosas “luzes de natal” ligadas na mesma tomada.

“Além de sobrecarregar a tomada, muitas luzes são compradas no Paraguai sem certificação de qualidade, o que pode causar incêndio nas residências”, explica o tenente-coronel. A orientação é adquirir os enfeites de Natal, observando sempre o selo de qualidade. Além disso, outra recomendação é evitar muitos objetos ligados em uma mesma tomada.

Cuidados

Destacada como essencial, a principal orientação do tenente-coronel é a prevenção. Segundo ele, antes de procedimentos como pintura e corte de árvores é preciso verificar a rede elétrica, diferenciando os fios de baixa (vertical) e alta (horizontal) tensão.

A recomendação principal é acionar a Enersul para fazer o desligamento da eletricidade no local. “Essas medidas preventivas podem impedir um curto circuito e desligamento da energia, deixando os moradores da região sem luz. No caso do corte de árvores a orientação é solicitar a prefeitura do município”, explica.

Em caso de corte de árvores em residências, o tentente-coronel de Paula recomenda para o cuidado no corte, pois se árvores estiverem bem no alto, pode arrebentar a fiação elétrica, sobrecarregando-a, e prejudicando a rede elétrica da residência.

Procedimento

Segundo coronel de Paula, o primeiro procedimento a ser tomado no caso da pessoa que recebeu descarga elétrica é fazer o isolamento do local. Outra orientação é chamar o Corpo de Bombeiros, ligando no número 193 o mais rápido possível. “Em casos de descarga elétrica é muito importante que a população chame a ambulância do Corpo de Bombeiros e o Samu, que realiza os procedimentos corretos para o salvamento do caso”, conclui.