Bezerro com duas cabeças morre no parto em Alcinópolis

Um fato inusitado aconteceu na Fazenda Santa Cruz, de propriedade do Sr. Nivaldo Nunes Vieira, num pasto arrendado para o Sr. Fausto Gomes Ferreira, há cinco quilômetros de Alcinópolis, nasceu um bezerro com duas cabeças. O fato ocorreu no dia 25 de novembro. Ao entrar em trabalho de parto, a vaca não conseguia concluí-lo, foi […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um fato inusitado aconteceu na Fazenda Santa Cruz, de propriedade do Sr. Nivaldo Nunes Vieira, num pasto arrendado para o Sr. Fausto Gomes Ferreira, há cinco quilômetros de Alcinópolis, nasceu um bezerro com duas cabeças. O fato ocorreu no dia 25 de novembro.

Ao entrar em trabalho de parto, a vaca não conseguia concluí-lo, foi então requisitado à equipe da SEMUDES (Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente) suporte técnico, que após realizar cirurgia no animal, foi surpreendida pelo nascimento de um bezerro com duas cabeças.

O médico veterinário da prefeitura, Fabrício Mayo, começou o procedimento de forma convencional, a fim de retirar o bezerro sem cirurgia, no entanto, após inspeção via palpação foi notado duas cabeças enroscadas no canal do parto. “Pensei que fossem gêmeos, e como ambos já não davam mais sinal de vida, pensei em preservar a vaca e iniciei a cirurgia cesariana. Para a surpresa de todos, percebemos que o animal se tratava de uma bezerra fêmea com dois pescoços e duas cabeças”, relatou o veterinário.

A vaca se recupera bem da cirurgia e a bezerra foi doada pelo proprietário para estudos no município, afinal, se trata de um caso raro. Futuramente, a prefeitura pretende doar o animal para eventos científicos, feiras de ciências, por exemplo.

A DOENÇA

A Dicefalia Bovina, duas cabeças em um único animal, é uma doença rara, de fator genético associado a genes recessivos podendo ocorrer de forma completa ou incompleta. Quando completa o animal apresenta dupla cabeça e pescoço, com duplo cérebro e medula espinhal, o mais raro e o caso da bezerra nascida em Alcinópolis. Esta má formação está associada a outras alterações internas e há casos em que o animal nasce com vida, mas morre dias depois.

Conteúdos relacionados