O Comitê de Política Monetária (Copom) divulgou nesta quinta-feira a ata da reunião realizada na última semana em que projeta uma alta de 1,6% no preço do litro da gasolina em 2010 e de 1,7% no botijão de gás – ambas previsões eram de preços estáveis até a reunião anterior. Para 2011, o comitê do banco Central (BC) segue com a previsão de variação nula.

“A baixa previsibilidade da retomada assimétrica da economia global, a dependência do crescimento da oferta ao ritmo de maturação de projetos de investimentos arriscados, e a complexidade geopolítica do setor adicionam incerteza às previsões dos preços do petróleo”, afirmou o Copom na nota.

Ainda segundo o BC, o reajuste das tarifas de telefonia fixa deve ficar em 0,4% no acumulado de 2010, ante 0,8% na previsão anterior, e os gastos com a eletricidade devem subir 2,8% – valor menos que os 3,6% estimados anteriormente. Para 2011, as projeções de reajuste das tarifas de telefonia fixa e de eletricidade são de 2,9% e 2,8%, respectivamente.

A projeção de reajuste para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, para o acumulado de 2010, diminuiu para 3,4%, ante 3,6% considerados na reunião de outubro.

Para 2011, a projeção reduziu-se para 4,0%, ante 4,3%. Esse conjunto de preços, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), correspondeu a 29,15% do total do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro. A estimativa de reajuste para os preços administrados por contrato e monitorados para o acumulado de 2012 é de 4,4%.