Pular para o conteúdo
Geral

Base Aérea da Capital comemora 66 anos nesta semana

Uma solenidade militar realizada na próxima sexta-feira (20) com a presença de várias autoridades comemora os 66 anos da Base Aérea de Campo Grande completados no dia 21 de agosto. A cerimônia está marcada para começar às 10h30, e vai contar com todo efetivo da Base. Na ocasião, personalidades da Capital receberão como prestígio pelos […]
Arquivo -

Uma solenidade militar realizada na próxima sexta-feira (20) com a presença de várias autoridades comemora os 66 anos da Base Aérea de completados no dia 21 de agosto. A cerimônia está marcada para começar às 10h30, e vai contar com todo efetivo da Base.

Na ocasião, personalidades da Capital receberão como prestígio pelos serviços prestados à Aeronáutica Brasileira o Título de Membro Honorário da Força Aérea.

História de uma das bases mai importantes da Força Aérea

O início da aviação militar no então Estado de Mato Grosso começou em 1932, quando foi criado o primeiro Campo de Pouso, nas proximidades de onde é hoje o cemitério Santo Amaro. A primeira pista de pouso, com 600 metros de comprimento, servia como apoio para uma aviação ainda em seu início.

A cidade cresceu e a necessidade de aumentar o Campo de Pouso também. Em 21 de agosto de 1944, foi criada oficialmente a Base Aérea de Campo Grande. Hoje, com efetivo de aproximadamente 1.400 militares, a BACG sedia três importantes Esquadrões: o 1º/15º GAV, Esquadrão Onça, responsável pelas missões de transporte e apoio ao Exército Brasileiro nos seus mais distantes destacamentos da fronteira oeste do País; o 2º/10º GAV, o Esquadrão Pelicano, especializado nas missões de busca e resgate, atuando em todo o Brasil na nobre tarefa de salvar vidas; e o 3º/3º GAV, Esquadrão Flecha, o mais recente integrante da BACG e que tem a atribuição de vigiar nosso espaço aéreo com suas modernas aeronaves A-29 e pilotos bem treinados.

Também abriga o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Campo Grande – DTCEA-CG, que cuida da vigilância de nossos ares, a Prefeitura de Aeronáutica de Campo Grande, que cuida dos imóveis das Vilas Residenciais da Organização Militar.

Além de servir como importante braço da Força Aérea, a BACG conta com excelente integração com a sociedade do Estado, promovendo diversos eventos como, ações cívico-sociais, a Festa Junina e o “Dia de Portões Abertos”, que este ano acontecerá no dia 3 de outubro, com uma expectativa de um público de 50 mil pessoas. A festa contará com a participação da Esquadrilha da Fumaça, exposição de aviões de caça, exposição de carros antigos, show de pára-quedismo, entre outras atrações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Falta de sorte(?)

aposentadoria inss

INSS: Justiça bloqueia R$ 2,8 bi de envolvidos em descontos ilegais

tráfico

Justiça expede mandado de prisão para 71 por tráfico no Rio

colisão

Condutor de Uno que causou acidente com três carros no Aero Ranho não tinha habilitação

Notícias mais lidas agora

Após ‘batida’, clínica terapêutica é interditada pela 2ª vez em 8 meses

Justiça suspende ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões do Sigo

‘Não precisa licitar’: Papy não explica porque dobrou valor de contrato com advogados

horta

Estudantes de MS fazem horta com irrigação automática e levam prêmio nacional de inovação

Últimas Notícias

Cotidiano

Com ventos de 46 km/h, Campo Grande registra sensação térmica de 3°C

Frio intenso começa a perder a força em Mato Grosso do Sul

Sérgio Cruz - O dia na história

1867 – Retomada de Corumbá

O tenente-coronel Antonio Maria Coelho, que desta capital partiu a 10 do passado, atacou e enxotou de Corumbá nesse dia os inimigos invasores

Bastidores

[ BASTIDORES ] Ficou de fora!

Fora Robson Luiz Strengari, que foi gerente Executivo do Consórcio, ficará de fora da CPI do Consórcio. Antes anunciado como testemunha, agora deixa de participar das oitivas. Meses Conforme o presidente da CPI, Lívio Leite (União), o ex-funcionário está há meses fora da empresa. Assim, foi substituído por diretor atual do setor jurídico administrativo do … Continued

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Convite de Bolsonaro a Moraes pode guardar intenções para 2030

Confiante na canetada O ex-presidente Jair Bolsonaro não brincou à toa com o ministro Alexandre de Moraes, em seu depoimento no STF. É óbvio que ele nunca chamaria o juiz para sua chapa eleitoral. É que Bolsonaro acredita piamente que um aliado, ou aliada, vai chegar ao Palácio do Planalto em 2026. Para ele, Tarcísio … Continued