Assessor da Casa Civil envolvido no escândalo de tráfico de influência é demitido
Foi publicada nesta terça-feira (9), no Diário Oficial da União, a demissão do assessor da Secretaria Executiva da Casa Civil Gabriel Laender. A exoneração foi feita “a pedido”, o que significa que o pedido de demissão partiu do próprio assessor. Gabriel Laender foi acusado de envolvimento em uma das denúncias de tráfico de influência na […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Foi publicada nesta terça-feira (9), no Diário Oficial da União, a demissão do assessor da Secretaria Executiva da Casa Civil Gabriel Laender. A exoneração foi feita “a pedido”, o que significa que o pedido de demissão partiu do próprio assessor. Gabriel Laender foi acusado de envolvimento em uma das denúncias de tráfico de influência na Casa Civil, na gestão da ex-ministra Erenice Guerra.
Antes trabalhar no Palácio do Planalto, ele advogou para a empresa de telefonia Unicel. A companhia foi acusada de ter sido beneficiada pela influência de Laender na Casa Civil ao conseguir autorização para atuar no ramo de telefonia móvel via rádio, mesmo havendo um parecer contrário da procuradoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O órgão de origem de Laender no serviço público é a Procuradoria do Estado do Espírito Santo. Ele foi cedido à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República em 2009. Em janeiro deste ano, foi transferido para a Casa Civil, onde atuava até ontem (8) no Programa de Inclusão Digital e ajudou a formular o Plano Nacional de Banda Larga.
Exonerado, o advogado deverá retornar ao Espírito Santo para reassumir a antiga função. Laender não está, contudo, livre da investigação interna da Casa Civil. Como é funcionário público, ele ainda pode sofrer sanções que vão desde advertência até exoneração do serviço público.
Se a Casa Civil o considerar culpado, uma recomendação de punição deverá ser encaminhada à Procuradoria do Espírito Santo, que poderá ou não acatar a sugestão. Outros dois funcionários da Casa Civil, Vinícius Castro e Stevan Knezevics, investigados pela mesma acusação, já foram exonerados.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.