ANEEL pode anunciar hoje paralisação de obras no Estado
Basta que a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul revogue a licença ambiental concedida ao projeto
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Basta que a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul revogue a licença ambiental concedida ao projeto
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) poderá determinar a paralisação temporária das obras de construção de linhas de transmissão no Estado de Mato Grosso do Sul. Basta que a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do MS revogue a licença ambiental concedida ao projeto.
Esta é a proposta consensual retirada após quatro horas de audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura do Senado Federal (CRA), na tarde desta terça-feira. Representantes do Governo Estadual, dos produtores rurais e lideranças políticas municipais apontaram os impactos negativos que o setor agrícola, principalmente na região de Chapadão do Sul, irá sofrer caso o traçado original do projeto não seja modificado.
Hoje à tarde será realizada uma reunião com a diretoria da Aneel, que poderá selar um acordo ou desencadear uma série de protestos no Estado. “A proposta dos produtores é legítima e temos que encontrar uma saída legal para evitar o caos”, afirmou o Senador Valter Pereira( PMDB/MS), autor do requerimento para a audiência.
O Presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, ficou sensibilizado com as argumentações apresentadas pelos produtores rurais. “ Da parte do planejamento não existe nenhum impedimento para se atender ao pleito do setor agrícola, mas irá depender da análise da Aneel, pois todos os procedimentos legais foram cumpridos e os contratos estão em vigência. Senão isto pode virar um enorme anarquia, com enormes e longos debates nos tribunais. Se houve falha, ocorreu na hora em que os órgãos estaduais concederam a licença ambiental sem ouvir à sociedade”, frisou Tolmasquim. Presente à audiência, o representante do Governador André Puccinelli, o Secretário Carlos Alberto Said de Menezes, não reagiu à acusação.
Relatórios
Afirmou aos senadores que o edital para o leilão das instalações é preparado pela Aneel, e o empreendedor que ganhou a licitação é o responsável pelo estudo ambiental necessário. Tolmasquim disse que o local indicado pela empresa para a passagem da linha de transmissão foi modificado por sugestão da prefeitura, uma vez que ele atrapalhava o fluxo para o aeroporto local e também o crescimento urbano de Chapadão do Sul.
Proposta
Por sua vez, o representante da Aneel, Adilson Sinccoto Rufato, disse que à Agência coube apenas executar o processo licitatório, uma vez que não tem poderes para interferir no planejamento. Ele lembrou a necessidade prevista em lei de se realizar audiências públicas para discutir o impacto ambiental e sócio-econômico, o que foi feito no projeto em questão. Afirmou que, caso sejam feitas alterações no projeto, é preciso saber, do poder concedente, o que será feito para paralisar execuções obras que já existem, já que a linha é longa e há várias frentes de trabalho já instaladas.
O Presidente da CRA, senador Valter Pereira, afirmou que o problema com as linhas de transmissão foi suscitado durante a única audiência pública realizada em Chapadão do Sul para discutir os impactos ambientais e sócio-econômicos causados pela instalação das linhas e da subestação, como prova a ata da reunião. Segundo ele, foi determinado que uma nova reunião discutiria o assunto, mas isso não aconteceu. “A falta de comunicação, de transparência, é que está levando o produtor a uma situação de inquietação”, afirmou , lembrando que, se a questão não for resolvida administrativamente o mais rápido possível, certamente vai acabar nos tribunais.
O que está acontecendo nas cidades de Chapadão do Sul e de Paraíso das Águas é reflexo da absoluta falta de planejamento e transparência nas ações do governo. No afã de conseguir celeridade em obras, o governo acaba atropelando medidas extremamente necessárias como a avaliação sócio-econômica que todas essas medidas exigem”.
Prejuízos
Contestações
A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) disse ser a primeira vez que vê uma linha de transmissão ser contestada em todo o seu trajeto. Afirmou que encontra oposição de produtores rurais também em Imbirussú, próximo a Campo Grande. Outro a falar na audiência da CRA, o também produtor rural João Edmilson Favoretto afirmou que a linha atrapalha a única iniciativa do Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro para Desenvolvimento dos Cerrados (Prodecer) no MS, em uma área de 10 mil hectares.
O secretário do Meio Ambiente disse não saber se a questão deveria ter sido colocada na audiência pública que discutiu o impacto ambiental e sócio-econômico da instalação das linhas. Segundo ele, a secretaria “agiu bem” e “cumpriu todas as determinações” previstas em lei.
O senador Delcídio Amaral lembrou ter tratado do assunto há cerca de um mês com o presidente da Aneel, Nelson José Hubner Moreira, que demonstrou grande conhecimento sobre a questão e vontade de solucioná-la. Para ele, o problema dos produtores de Chapadão do Sul é importante para se avaliar se a sistemática de realização de audiências públicas para discutir o impacto ambiental e sócio-econômico de obras deste tipo está funcionando ou não. Lembrou que o estado precisa da energia e das linhas de produção, mas não pode diminuir a produtividade dos agricultores.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.