Para evitar uma segunda onda de casos de Gripe Suína, o Ministério de Saúde montou uma estratégia nacional de vacinação contra o vírus da Influenza A (H1N1). A população foi separada em alguns grupos prioritários para receber a vacina.

Mato Grosso do Sul recebeu 106 mil doses de vacinas para a primeira etapa. Destas, 24 mil foram enviadas ao município de Amambai, para todas as etapas da vacinação. A primeira fase teve início dia 8 de março e terminou dia 19 de março, na última sexta-feira, com 6.282 pessoas imunizadas.

Seguindo o cronograma estabelecido pela estratégia nacional, para a primeira etapa, composta por trabalhadores de serviços de saúde e indígenas, foram contabilizadas 6.282 pessoas imunizadas, sendo 5.941 indígenas e 341 trabalhadores de serviços de saúde.

Devido ao grande número de habitantes da aldeia, 8.300 pessoas, nem todos foram vacinados. Para que a meta seja atingida, a vacinação dentro da aldeia continuará, segundo a enfermeira do Posto de Saúde Central, Lilian Mara Sehmeing.

Começou nesta segunda-feira, 22, a segunda etapa da vacinação, que irá até dia 2 de abril. Durante este período, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de dois anos e pessoas com doenças crônicas. A imunização das gestantes também iniciou ontem e continuará até o término da estratégia de vacinação.

A terceira etapa é composta pela população de 20 a 29 anos, que será vacinada do dia 5 ao dia 30 de abril. O quarto período inicia dia 24 de abril e encera dia 7 de maio, com a imunização dos idosos de mais de 60 anos. A quinta e última etapa, que começa dia 10 e termina dia 21 de maio, será o período de vacinação das pessoas de 30 a 39 anos.

Bebês de menos de seis meses, crianças e adolescentes de dois a 19 anos e adultos de 40 a 60 anos não farão parte da tabela. Segundo o secretário de Saúde de Amambai, Ednor Bampi, o motivo pelo qual eles não serão vacinados é que o risco destas pessoas adquirirem o vírus é raro.

Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica. A meta é imunizar pelo menos 80% desse público-alvo. Ao final das cinco etapas, devem ser vacinados 1.187.407 sul-mato-grossenses.