O alemão Thomas Mueller conquistou neste domingo o prêmio de Melhor Jogador Jovem do Mundial da África do Sul, segundo a Fifa.

O jogador de 20 anos foi ainda um dos artilheiros do torneio com cinco gols, ao lado de David Villa, Diego Forlán e Wesley Sneijder.

“Em tempo recorde, Thomas Mueller chegou ao topo do futebol internacional. Há apenas dois anos, o jovem meia-atacante estava no time B do Bayern de Munique”, disse o grupo de estudos técnicos da Fifa.

“Atuou pela primeira vez com a camisa da seleção alemã em março deste ano. Com um futebol dinâmico e faro de gols, se tornou o preferido do grande público amante do futebol”, justificou a Fifa em seu site ao anunciar o ganhador do prêmio.

Mueller desfalcou a Alemanha na partida de semifinal contra a Espanha, quando seu time perdeu de 1 x 0, e voltou para ajudar a seleção alemã a conquistar o terceiro lugar, após vitória de 3 x 2 sobre o Uruguai no sábado.

O alemão superou os outros dois concorrentes, o mexicano Giovani dos Santos e o ganês André Ayew e é o terceiro atleta germânico a receber a honraria, conquistada por Franz Beckenbauer em 1966 e Lukas Podolski em 2006.

“Essa conquista é para sempre”, afirmou o camisa 13 da Alemanha. “É uma confirmação do bom trabalho realizado no ano que passou e é uma honra ser comparado a Beckenbauer ou Pelé. Mostra também que na Alemanha se faz um bom trabalho com os times de base”, disse ele, segundo o site da Fifa.

“Preferiria, no entanto, que tivéssemos conquistado o título de campeões mundiais”, completou o jovem alemão, autor também de três assistências na Copa.

Mueller tornou-se o segundo jogador mais jovem da história a fazer cinco gols na mesma edição da Copa do Mundo. Apenas Pelé o supera, com seis gols marcados na Suécia, em 1958, aos 17 anos.