A população de acaba de ganhar um importante reforço na estrutura da assistência médico-hospitalar: a aquisição de um aparelho de ultrassonografia para o Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida. O equipamento foi adquirido graças a uma doação de recursos viabilizada junto ao Consulado Geral do Japão de São Paulo pelo prefeito Edvaldo Alves Tupete Queiroz (PDT) e o deputado federal Vander Loubet (PT-MS). O escritório diplomático japonês doou US$ 48 mil 828,00 (Quarenta e oito mil, oitocentos e vinte e oito dólares norte-americanos), cerca de R$ 90 mil e a Prefeitura entrou com sua contrapartida.


O aparelho é fundamental para a melhoria e a ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde água-clarense. O Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida tem 13 leitos e com a aquisição do ultrasom, por meio do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana, traz um enorme ganho em resolutividade e cobertura clínico-hospitalar para a população.

           
O contrato de doação foi celebrado dia 2 deste mês, na sede do Consulado do Japão (que tem jurisdição em São Paulo,.Mato Grosso do Sul e Mato Grosso). O evento reuniu o prefeito Tupete, seu assessor Eulojari Ferreira de Souza e o cônsul-geral Kazuaki Obe, entre outras autoridades. Segundo Tupete, o equipamento a ser adquirido é um Ultrasom Sonoace Pico colorido, totalmente digital, com todas as capacidades de imagem que se pode esperar de um equipamento portátil de médio e grande porte.

           
Para Vander, é tempo de agradecer à atenção e à sensibilidade das autoridades japonesas e destacar o empenho do prefeito Tupete na busca de soluções para os principais problemas de sua gente. “Todo município possui inúmeros desafios. E o bom administrador é aquele que sabe selecionar os desafios de maior prioridade. É o que o Tupete está fazendo numa área tão emblemática quanto a da saúde pública”, frisou o deputado. “Por isso, estarei sempre a postos para lutar por benefícios para Água Clara”.

           
Eulojari explica que o aparelho será empregado sobretudo no acompanhamento de partos e diagnósticos de patologias, incluindo exames de ultrassom transvaginal, abdominal, e mamária, entre outros. Tupete e a secretária de Saúde, Luciane Bombonato, ressaltam outro benefício: a população não precisará mais deslocar-se para outras localidades à procura desses exames. “Temos equipe médica capacitada para o uso do aparelho. Estamos felizes por essa conquista e agradecemos ao Consulado do Japão e também ao deputado Vander pelo apoio”, concluiu Tupete.