Mais um personagem do suposto esquema de tráfico de influência que derrubou Erenice Guerra do cargo de ministra da Casa Civil pediu demissão nesta sexta-feira, 17. O advogado Stevan Knezevic deixou o cargo que ocupava no Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), órgão vinculado à presidência da República.

Com a demissão, Stevan volta à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), onde entrou por serviço público como técnico administrativo. No Sipam, durante pouco menos de um ano, Stevan Knezevic trabalhou como assessor da coordenação-geral de integração institucional. Cabia a ele redigir contratos de cooperação técnica, informou a assessoria do Sipam.

Stevan Knezevic tem 25 anos e foi mencionado pela última edição da revista Veja como sócio da empresa de consultoria Capital, por meio da qual Israel Guerra, filho da ex-ministra da Casa Civil, teria intermediado a renovação de licença para a MTA Linhas Aéreas.

O nome de Stevan voltou ao noticiário desta semana como personagem de negociação para liberar empréstimo bilionário no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O empresário e consultor Rubnei Quícoli, que teria tentado obter financiamento do banco para um empreendimento de energia solar no Nordeste, citou Knezevic como um “avião, com uma porta aberta na Casa Civil e outra no BNDES”.

O advogado trabalhou normalmente nos últimos quatro dias. A colegas de trabalho, negou que fosse sócio do filho de Erenice. Anteontem, recusou entrevista ao Estado. Disse que não se manifestaria sobre o episódio. Ontem, apareceu no Sipam para pedir demissão.