O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, afirmou que o acordo firmado entre Brasil e Paraguai sobre o novo valor do preço da cessão da energia já foi aprovado no Congresso paraguaio.

O executivo participou de um evento nesta segunda-feira (20) na capital paulista. O acordo prevê que o Brasil triplique o valor pago pelo excedente de energia de Itaipu que não é consumida pelo Paraguai. Passaria de R$ 222 milhões para R$ 666 milhões por ano.

Sobre a tramitação no Brasil, o executivo comentou que o acordo com o Paraguai ainda está passando pelas comissões no Congresso Nacional. As discussões sobre o tema dentro Congresso, no entanto, acabaram esfriando por conta do período eleitoral.

Em paralelo, os dois governos continuam discutindo a possibilidade de o Paraguai vender diretamente a sua energia de Itaipu no mercado brasileiro. Samek comentou que a diretoria brasileira da usina produziu um estudo sobre o comportamento do preço da energia no horizonte de 20 anos.

Apesar de argumentar que as condições do tratado são favoráveis para o Paraguai, porque evita que a remuneração do país vizinho sofra influência das oscilações do preço da energia no mercado brasileiro, Samek ponderou que seria importante uma entrada gradual da estatal paraguaia Ande no mercado brasileiro.