A pedido do MPE, juíza de Dourados derruba sigilo nos processos da Uragano
A juíza titular da 1ª Vara Criminal de Dourados, Dileta Terezinha Souza Thomaz, recebeu nesta semana a denúncia do Ministério Público Estadual contra os envolvidos na Operação Uragano. Na decisão do dia 21 de setembro a magistrada também acatou o pedido do MP e revogou o segredo de justiça do caso. Houve também o desmembramento […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A juíza titular da 1ª Vara Criminal de Dourados, Dileta Terezinha Souza Thomaz, recebeu nesta semana a denúncia do Ministério Público Estadual contra os envolvidos na Operação Uragano. Na decisão do dia 21 de setembro a magistrada também acatou o pedido do MP e revogou o segredo de justiça do caso. Houve também o desmembramento dos feitos.
De acordo com a decisão, a juíza recebeu a denúncia porque há indícios suficientes de autoria e materialidade dos crimes. Os réus serão citados e terão prazo de 10 dias para se manifestarem sobre todos os pontos requeridos e demais providências em relação a suas defesas.
A magistrada determinou a separação dos processos em razão do grande número de acusados e também porque alguns dos denunciados estão presos, de modo a evitar a prorrogação indevida da prisão cautelar. Conforme a juíza, o número elevado de réus poderá tornar a fase de instrução lenta, uma vez que “se trata de denúncia contra 60 acusados e diversos delitos”, pontua.
Quanto ao pedido do MP sobre o sigilo do caso, Dileta Thomaz aceitou o pedido sob o argumento de que “ a medida não mais atende aos pilares justificadores do interesse social e da conveniência da investigação que nortearam a decisão anterior, mesmo porque não se trata mais de investigação mas sim de instrução criminal na ação penal”, acrescentou.
A magistrada também menciona que o caso envolve pessoas públicas e que tem sido amplamente divulgado na mídia “de modo que, assiste direito à coletividade de buscar as informações correlatadas, propiciando-se o fortalecimento de uma cultura democrática, dada a relevância social temática”. Dessa forma, tornou público o inquérito policial e demais atos processuais que serão realizados durante o andamento do processo.
De acordo com os autos, seis denunciados estão presos e 54 estão soltos. O processo com relação ao prefeito de Dourados, também denunciado na operação, tramita no Tribunal de Justiça em razão de possuir foro privilegiado.
A ação inicial foi desmembrada em treze processos.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Quase 4 meses após rompimento de barragem, MP reúne Nasa Park e vítimas na tentativa de acordo
Vítimas foram ouvidas individualmente e puderam detalhar todo o prejuízo material, assim como os danos morais, que sofreram
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.