Geral

6° Festival Internacional de Porto Murtinho é adiado

Conhecido por sua vibração contagiante e pelas belezas do Pantanal Sul-Mato-Grossense, o Festival Internacional de Porto Murtinho (FestiPorto), teve que ser adiado por conta das eleições presidenciais deste ano. Tradicionalmente, o Festival acontece no último final de semana do mês de outubro. Dessa forma a comissão organizadora do evento juntamente com o Prefeito Nelson Cintra […]

Arquivo Publicado em 27/10/2010, às 17h57

None

Conhecido por sua vibração contagiante e pelas belezas do Pantanal Sul-Mato-Grossense, o Festival Internacional de Porto Murtinho (FestiPorto), teve que ser adiado por conta das eleições presidenciais deste ano. Tradicionalmente, o Festival acontece no último final de semana do mês de outubro.

Dessa forma a comissão organizadora do evento juntamente com o Prefeito Nelson Cintra (PSDB) decidiram a nova data: de 12 a 15 de novembro. Devido ao período da piracema, que se inicia no dia 05 de novembro, as atividades de pesca não acontecerão. Porém, continua na programação a ‘Travessia do Rio a Nado’, ‘Corrida de Barco’, ‘Corrida de Chalana’ e o inusitado ‘Circuito Internacional de Corrida e Caminhada no Dique’, organizado em parceria com o Exército Brasileiro, através da 2° Companhia de Fronteira.

Além disso, o Festival Internacional irá banhar a alma dos turistas com as melhores apresentações culturais do Estado e dos países vizinhos Argentina, Paraguai e Bolívia. A sexta edição do FestiPorto ainda traz o encantador Desafio do Touro Candil, com os Touros Bandido e Encantado, transformando a cidade em uma verdadeira aquarela cultural da fronteira.

Para agitar a noite daqueles que estiverem acompanhando o festival, uma atração nacional de grande porte foi contratada. O grupo ‘Bonde do Forró’ deve ferver a Praça de Eventos da cidade com sua única apresentação em MS.

O Prefeito Nelson Cintra (PSDB) explica que o Festival de Porto Murtinho se tornou um evento marcante, e esta 6° edição deve manter o sucesso. “Esse evento solidifica a cultura fronteiriça no Mato Grosso do Sul. Somos talentosos e queremos mostrar ao Brasil os encantos de Porto Murtinho. Da miscigenação cultural à natureza”, enfatiza Cintra.

O 6° Festival Internacional de Porto Murtinho tem o apoio cultural do Governo do Estado, Fundação de Cultura, Fundação de Turismo, Fundesporte, Sebrae, Banco Rural, Banco do Brasil, Marfrig, Enersul, Sanesul, Unisol e Fandreis.

Desafio dos Touros

O Festival Internacional de Porto Murtinho é um evento que acontece anualmente e está inserido no calendário cultural de MS. O foco do festival é a tradicional disputa dos Touros: Bandido e Encantado, um misto de religiosidade e folclore. Durante a apresentação as duas equipes, com aproximadamente 60 componentes, disputam na arena a paternidade legítima do Touro Candil com um grande espetáculo de dança. A apresentação folclórica faz parte da cultura paraguaia e está inserida na festa da padroeira de Porto Murtinho, a Virgem Santa de Caacupê.


Durante o festival todas as competições realizadas no rio Paraguai estarão contando pontos para os touros. Logo na inscrição o participante escolhe a cor que representa e ganha a camiseta de seu respectivo touro, verde para o Bandido e amarela para o Encantado.

Os touros se apresentam durante todo o festival. Na primeira noite são os dois na arena e depois vão se revezando durante os dias da festa. No último dia sai o resultado com a contagem dos pontos.

O público também poderá votar no seu touro favorito pela internet e, na entrada da praça de eventos haverá as catracas contando pontos, uma verde e uma amarela, para que a população escolha por qual passar.

Jornal Midiamax