O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio dos Serviços de Saúde Animal e Inspeção de Produtos de Origem Animal da Superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul (SFA/MS), inicia nesta quarta-feira (27) os abates sanitários de aproximadamente 1,6 mil animais bovinos apreendidos em um estabelecimento que confinava animais no município de Três Lagoas.

A apreensão dos animais e a autuação do proprietário se deu por uso indevido de ingredientes de origem animal na alimentação dos bovinos, o que é proibido pela Instrução Normativa MAPA nº 08/2004 e pela Lei Estadual nº 3.823/09.

Os animais que serão abatidos foram flagrados pelos fiscais agropecuários da IAGRO e da SFA/MS consumindo ingredientes de origem animal, sendo o proprietário do estabelecimento autuado e os animais identificados e apreendidos. Além dessas medidas, amostras da ração que estava no cocho dos animais foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Oficial do Ministério da Agricultura, ficando comprovado através do resultado das análises a utilização de ingredientes de uso proibido. Nesses casos a legislação determina o abate sanitário dos animais e multa para o proprietário.

A ingestão de alimentos (rações) elaborados com proteínas e gorduras oriundas de animais é proibida no Brasil e em vários países do mundo , por ser uma das principais fontes de transmissão da doença Encefalopatia Espongiforme Bovina (EBB), conhecida mundialmente como a doença da vaca louca. Por esse motivo, em 1996, o MAPA proibiu o uso da proteína e da farinha de carne e ossos proveniente de ruminantes na alimentação desses animais.

Os abates serão realizados em estabelecimentos frigoríficos sob Inspeção Federal (SIF) e terão o acompanhamento de fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura (SFA/MAPA). Esses abates serão parcelados em lotes de 300 ou 400 animais, dependendo da capacidade de abate dos frigoríficos indicados pela SFA.