O Rio de Janeiro superou o favoritismo da cidade americana de San Antonio, no Texas, e foi eleito ontem sede dos Jogos Pan-Americanos de 2007. A escolha foi feita na Cidade do México pelos 42 paí das Américas, na Assembléia Geral da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa). A cidade brasileira ganhou com 30 votos contra 21.

Essa será a segunda vez que o Brasil vai abrigar um Pan-Americano. A primeira e última foi em 1963, em São Paulo, na última grande competição poliesportiva continental realizada no país. De acordo com o calendário apresentado, os Jogos acontecerão no Rio de 14 a 29 de julho de 2007.

A escolha do Rio foi uma surpresa, já que San Antonio se preparava há quatro anos para abrigar o evento. Além disso, os Estados Unidos jamais haviam perdido sequer uma disputa para sediar algum evento esportivo. A força da candidatura carioca cresceu com o sucesso dos Jogos Sul-Americanos, encerrados no último dia 11. O evento veio para o país depois que o e o narcotráfico impediram a festa na Colômbia.

Além disso, a cidade recebeu a promessa de investimentos para a construção da Vila Pan-Americana e para a melhoria de complexos esportivos. Outro ponto a favor da candidatura carioca foi o fato de que todas as competições serão disputadas no Rio.

Autoridades e personalidades brasileiras estiveram presentes na eleição deste sábado, como o prefeito do Rio, Cesar Maia, o ministro do Esporte e Turismo, Caio de Carvalho, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, que exaltou o triunfo do Rio.