Geral

Presidente iraniano adverte EUA sobre ataque ao país

O presidente iraniano, Mohammad Khatami, advertiu os EUA hoje sobre um ataque contra o Irã, que poderia acontecer depois da eventual ação militar contra o Iraque. Khatami pediu por políticas realistas da parte dos EUA e afirmou que os ataques teriam consequências globais. O presidente dos EUA, George W. Bush, acusou o Irã e o […]

Arquivo Publicado em 01/01/2000, às 12h00

None

O presidente iraniano, Mohammad Khatami, advertiu os EUA hoje sobre um ataque contra o Irã, que poderia acontecer depois da eventual ação militar contra o Iraque. Khatami pediu por políticas realistas da parte dos EUA e afirmou que os ataques teriam consequências globais.

O presidente dos EUA, George W. Bush, acusou o Irã e o Iraque, ao lado da Coréia do Norte, de pertencerem a um “eixo do mal”. Os três países, conforme o dirigente norte-americano, tentariam adquirir armas de destruição em massa. Bush disse que os EUA usariam todos os instrumentos disponíveis para derrubar do poder o dirigente iraquiano, Saddam Hussein. Tanto o Iraque quanto o Irã negam as acusações norte-americanas.

“Faremos de tudo para que nenhum ataque agressão aconteça contra qualquer país, incluindo o nosso”, declarou Khatami em uma entrevista coletiva. “Mas, se tal ataque ocorrer, naturalmente estaremos prontos para pagar o preço disso e para defender nossos interesses.”

Jornal Midiamax