JERUSALÉM – Uma explosão provocada por um suicida em um mercado na cidade de Netanya, no centro de Israel, causou a morte de duas pessoas, incluindo o homem-bomba, e deixou mais de 25 feridos neste domingo, informou a polícia local.

“Um suicida se explodiu próximo aos estandes do mercado”, disse o chefe da polícia central, Yehuda Bachar, à rádio Israel. “Sabemos que uma morte foi aparentemente a do prório suicida e uma outra de um cidadão”

Israel planejava uma operação militar na Faixa de Gaza depois de um ataque a Rishon Lezion, perto de Tel Aviv, no qual 15 israelenses morreram. A ofensiva, entretanto, foi cancelada quando detalhes do ataque caíram nas mãos da imprensa.

As imagens do local da última explosão em Netanya mostravam um homem ensanguentado rastejando-se entre verduras e sacolas de compras e um corpo próximo às barracas do mercado ao ar livre.

“Ouvi um barulho enorme e vi partes de corpo voando”, disse a testemunha Eli Maimon à rádio do Exército. “O homem-bomba usava um uniforme”.

“Houve uma explosão forte”, relatou outra testemunha, que se identificou como Baruch. Ele afirmou que o mercado estava relativamente vazio no momento da explosão.

A polícia afirmou que mais de 25 pessoas ficaram feridas, sete delas em estado grave.