Dos mais de 1,8 milhão de inscritos na quinta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 73% compareceram no último domingo, dia 25, para fazer a prova, que ocorreu em 600 municípios brasileiros. O balanço foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC).

O maior comparecimento foi registrado no Mato Grosso do Sul, com índice de presença de 79%. De acordo com o Inep, dos 39.854 inscritos no Estado, apenas 8.292 não realizaram as provas, o que corresponde a abstenção de 20,8%, o menor índice registrado no País.

A ausência mais expressiva foi no Amazonas, onde 56% dos 28 mil inscritos não fizeram a prova. Estado com maior número de inscritos no Enem (543 mil), São Paulo teve índice de comparecimento de 74%.

BOLETIM – Cada participante do Enem receberá, a partir da segunda quinzena de novembro, o Boletim Individual de Resultados. As escolas que tiveram mais de 90% de seus alunos presentes no Exame poderão solicitar um boletim com a média do conjunto de seus estudantes.

Este ano, em todo País, 338 instituições de ensino superior utilizarão o Enem em seus vestibulares. Deste total, para 44 são públicas e 294 são privadas.