Geral

Índios pataxós invadem fazendas na Bahia

Índios pataxós da tribo hã-hã-hãe e fazendeiros entraram em conflito em Pau Brasil, a 525 quilômetros ao sul de Salvador (BA). Nas últimas 72 horas houve nove invasões de fazendas na região. O caso mais grave ocorreu na madrugada de ontem, quando cerca de 70 índios invadiram a fazenda Santa Luzia. Em depoimento à Polícia […]

Arquivo Publicado em 01/01/2000, às 12h00

None

Índios pataxós da tribo hã-hã-hãe e fazendeiros entraram em conflito em Pau Brasil, a 525 quilômetros ao sul de Salvador (BA). Nas últimas 72 horas houve nove invasões de fazendas na região. O caso mais grave ocorreu na madrugada de ontem, quando cerca de 70 índios invadiram a fazenda Santa Luzia. Em depoimento à Polícia Militar de Pau Brasil, o fazendeiro Valdemir Clementino, 50, disse que foi espancado pelos invasores, resultando em escoriações por todo o corpo e traumatismo craniano. Representantes do Conselho Indigenista Missionário negaram a suposta agressão, dizendo que ele teria sofrido uma queda quando deixava a fazenda.

As fazendas invadidas ficam dentro da reserva de Pau Brasil, e há quase 30 anos os 2,2 mil índios reivindicam a posse de 52,1 mil hectares. Seis agentes da Polícia Federal estão na região tentando resolver a situação. As duas principais entradas que dão acesso à reserva foram interditadas pelos pataxós. As informações são da Folha Online.

Jornal Midiamax