Hoje é o último dia para que os empregados domésticos, os contribuintes individuais (empresários e autônomos) e os facultativos, como as donas-de-casa e os estudantes, paguem o INSS sem juros ou multas. Os contribuintes devem seguir as novas tabelas de contribuição, em vigor desde 1º de junho.

Os empregados domésticos devem contribuir com percentuais que variam de 7,65% a 11%, de acordo com seus salários. Os contribuintes individuais e facultativos inscritos no INSS a partir de 29/11/99 pagam ao Instituto, mensalmente, o valor correspondente a 20% de sua remuneração, respeitando o teto de R$ 1.561,56, valor máximo pago em benefícios pela Previdência Social. Já os que se inscreveram antes de 29/11/99 também contribuem com 20%, mas devem respeitar a escala de salários-base a que ainda estão sujeitos.

Para pagar, é preciso utilizar a Guia da Previdência Social (GPS), encontrada nas papelarias ou no site do Ministério (www.previdenciasocial.gov.br). Com a Guia preenchida, basta ir a uma agência bancária ou casa lotérica.

Para maior conforto, se o contribuinte tiver acesso aos serviços disponibilizados na Internet pelo banco em que mantém conta, não há necessidade de usar o formulário impresso da GPS.