Pela primeira vez após a cirurgia, Guga mostrou confiança e equilíbrio em todo o jogo

O melhor Gustavo Kuerten esteve em quadra nesta sexta-feira no US Open. Ele derrotou o russo Marat Safin, cabeça-de-chave número dois do torneio, por 6/4, 6/4 e 7/5, em 2h07m, pela segunda rodada do último Grand Slam de 2002. O brasileiro quebrou três vezes o saque do adversário, uma em cada set, e não perdeu o seu uma vez sequer.

Guga enfrentará o vencedor da partida entre o chileno Nicolas Massu e o austríaco Jurgen Melder, que se encontram ainda nesta sexta-feira. O catarinense enfrentou apenas Massu em partidas do circuito mundial e venceu a única partida em 2000, na primeira rodada do ATP de Indianápolis por 7/6 e 6/0, torneio em que acabou campeão.

Com a vitória, Guga iguala o confronto pessoal com Marat Safin em 3 a 3, mas o brasileiro venceu as três últimas partidas em que se encontraram.

Na estréia, Guga vencera o francês Julien Boutter por 3 sets a 1. Os brasileiros André Sá, Flávio Saretta e Fernando Meligeni também disputaram o torneio, mas foram eliminados. Os dois primeiros na partida de estréia e Fininho, na segunda rodada.