Geral

Fujimori “sonha” em voltar a presidência do Peru

O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori deseja retornar a seu país e se candidatar novamente à chefia do Estado, de acordo com uma entrevista publicada na edição de hoje do jornal japonês Mainichi. Fujimori disse que se fossem realizadas eleições hoje, o ex-presidente Alan García sairia vencedor e ele chegaria em segundo lugar. O ex-presidente […]

Arquivo Publicado em 01/01/2000, às 12h00

None

O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori deseja retornar a seu país e se candidatar novamente à chefia do Estado, de acordo com uma entrevista publicada na edição de hoje do jornal japonês Mainichi.

Fujimori disse que se fossem realizadas eleições hoje, o ex-presidente Alan García sairia vencedor e ele chegaria em segundo lugar.

O ex-presidente abandonou o Peru e se auto-exilou no Japão em novembro de 2000, quando seu governo caiu em meio a acusações de corrupção e a outros escândalos políticos e financeiros. Pouco depois de sua chegada a Tóquio, o governo japonês reconheceu a cidadania nipônica de Fujimori, na qualidade de filho de imigrantes japoneses.

Desde então, o governo peruano vem exigindo a sua extradição, depois que o Congresso o acusou de abandono do cargo, de fraude e de homicídio com base em casos de assassinatos cometidos por um esquadrão da morte. O Japão nega-se a extraditar o ex-presidente, sob a alegação de que não pode deportar cidadãos japoneses.

Jornal Midiamax