Profissionais da área de educação, filiados a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (), realizam daqui a pouco um protesto no Parque dos Poderes, contra a implementação da Resolução SED/1.551, de 3 de maio deste ano, que estabelece novos critérios de lotação para as escolas da Rede Estadual de Ensino.

Os manifestantes já estão reunidos na sede da Federação e, segundo os organizadores, a partir das 10h, irão se dirigir à Secretaria de Educação, em seguida para a Governadoria e por fim até a Assembléia Legislativa, onde entregarão uma carta para a Comissão da Educação formada por integrantes da casa.

Na carta, os trabalhadores solicitam a interferência da comissão, junto à Secretaria de Estado de Educação, para que seja revogada a referida resolução, que, segundo a Fetems, “compromete o processo pedagógico das escolas públicas estaduais, criando uma carga horária de coordenação pedagógica incoerente com a realidade do funcionamento das unidades escolares, deixando-as sem o acompanhamento integral de um coordenador”.

Segundo Giselle Ottoni, integrante do Departamento de Especialistas da Fetems, “trabalhadores de todo o interior estão se dirigindo à capital”. A direção da Federação estima que pelo menos 200 pessoas participem do protesto.