A atual Seleção Brasileira não é das mais empolgantes e os juros continuam altos, mas, mesmo assim, os fabricantes de televisores comemoram um aumento na venda de televisores de tela. O aumento, favorecido pela Copa do Mundo, pode levar até à falta desse produto nas lojas, acreditam os fabricantes.

Executivos da Philco e da Philips afirmaram, nos últimos dias, que a demanda pode superar a disponibilidade dos estoques. As vendas de televisores de tela grande rondaram as 50 mil unidades por mês no ano passado, mas devem chegar a até 90 mil no período da Copa, segundo estimativas das empresas.

Varejistas ainda não verificaram essa escassez, mas o diretor comercial da área de vendas de televisão do grupo Pão de Açúcar , Ricardo Pieroni, admitiu que alguns concorrentes não se planejaram adequadamente.O executivo descartou aumento de preços mesmo que haja falta de aparelhos. “Mas pode ser que uma ou outra tela deixe de ter tanta redução”, comentou.

As Casas Bahia também não constataram até agora falta de televisores de tela grande, que representam apenas 20% das vendas da rede. Os campeões são os aparelhos de 14 e 20 polegadas, segundo assessoria da empresa.

Além da Copa, o fim do racionamento de energia é um estímulo para as vendas de televisores. A Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) estima crescimento de 5%, sobre
os 4,7 milhões de unidades comercializadas em 2001.

Fonte : Reuters Investor