Nova York prepara-se para celebrar amanhã, de forma sóbria e triste, o fim de oito meses de retirada dos escombros do World Trade Center. A última coluna de aço do prédio foi retirada hoje. A cerimônia acontecerá às 10h29min, hora em que a segunda torre caiu.

No dia seguinte aos ataques contra as torres gêmeas, as primeiras estimativas previam um ano de trabalho e um custo de mais de US$1 bilhão para retirar os escombros nos quais morreram mais de 2,8 mil pessoas.

A mobilização de milhares de pessoas no salvamento, um amplo financiamento federal e uma capacidade de organização fora do comum, permitiram concluir a tarefa três meses antes do previsto. O custo total foi de US$ 750 milhões.

Na operação, foram retiradas 1,8 milhão de toneladas de metal, cimento e escombros. Todo o material foi depositado em um terreno em Staten Island, onde os escombros foram examinados, o que permitiu encontrar 20 mil partes de corpos humanos, que estão sendo identificados por seu DNA. Até o momento, de acordo dados oficiais, somente 1.092 corpos puderam ser identificados.

O único poste de aço que ainda havia no local, de dez metros de altura e 58 toneladas, foi retirado na noite de ontem. Envolto na bandeira dos Estados Unidos, o poste foi colocado em um caminhão e será carregado, durante a cerimônia, ao som de gaitas. Também haverá uma carreta vazia coberta com a bandeira americana, para simbolizar as milhares de vítimas que não puderam ser encontradas.

A última coluna de aço será guardada em um depósito próximo às pistas do aeroporto John F.Kennedy, à espera de ser utilizada num monumento que será construído no lugar onde ficava o World Trade Center. As informações são do site Terra.