O temor de um novo ataque terrorista volta a rondar os Estados Unidos. A perspectiva de um novo atentado por parte da rede Al-Qaeda é “praticamente uma certeza”, declarou neste domingo o vice-presidente americano Dick Cheney.

“Acredito que a perspectiva de um atentado no futuro é praticamente uma certeza (…). Pode acontecer amanhã, na próxima semana, no próximo ano”, disse Cheney à rede de TV Fox.

Ao ser perguntado se sabia se a rede al-Qaeda de Osama Bin Laden, responsabilizada pelos atentados do dia 11 de setembro contra Nova York e Washington, preparava um novo ataque, Cheney disse: “supomos que sim”.

O Serviço Secreto dos EUA interceptou mensagens do grupo terrorista Al-Qaeda sobre novos atentados no país.

Segundo o jornal americano New York Times, mesmo sendo as mensagens muito parecidas com as recebidas antes dos ataques terroristas de 11 de setembro, o governo não pretende aumentar a segurança, que se encontra no nível amarelo.

A assessora nacional de segurança Condoleezza Rice, por sua vez, disse à rede CBS que o presente nível de alerta nos Estados Unidos é maior do que havia quando dos atentados terroristas de 11 de setembro.

As mensagens interceptadas são codificadas e não falam de datas, horários ou locais. O texto traz ainda informações de que membros de Osama Bin Laden estão tentando alugar apartamentos nos Estados Unidos para iniciar os ataques.

Redação Terra/Reuters