Geral

Especialistas dizem que carne vermelha faz bem à saúde

Opiniões de médicos, nutricionistas e demais profissionais relacionados com a alimentação humana divergem muito quando o assunto é carne vermelha. Durante muito tempo, o sinônimo de boa nutrição era comer alimentos isentos de colesterol ou cuja concentração fosse bem reduzida. Algumas pessoas radicalizaram e passaram a comer apenas vegetais, com medo de comprometer sua saúde. […]

Arquivo Publicado em 01/01/2000, às 12h00

None

Opiniões de médicos, nutricionistas e demais profissionais relacionados com a alimentação humana divergem muito quando o assunto é carne vermelha.

Durante muito tempo, o sinônimo de boa nutrição era comer alimentos isentos de colesterol ou cuja concentração fosse bem reduzida. Algumas pessoas radicalizaram e passaram a comer apenas vegetais, com medo de comprometer sua saúde.

Hoje, estudos realizados mostram que o corpo humano precisa utilizar substâncias importantes, como aminoácidos essenciais, que existem na carne bovina, por exemplo. Um bife de aproximadamente 100 g, duas vezes ao dia, pode evitar a anemia em um homem adulto, de 75 kg.

A criação de animais a pasto ou com alimentação à base de ração vegetal deu ao Brasil lugar de destaque entre os produtores de bovinos. Por isso, a carne que o Brasil produz ganha cada vez mais espaço no comércio exterior, principalmente da União Européia. Até os chineses já abriram suas portas para a carne do zebu brasileiro.

Pelo acordo firmado este mês entre os governos brasileiro e chinês, os estados do Centro-Oeste do Brasil vão poder exportar carne bovina e de frangos “in natura” para a China a partir do próximo mês.

Jornal Midiamax