A Embratel está autorizada a prestar serviços de telefonia local em todo o país, concorrendo diretamente com as empresas Brasiltelecom, Telefônica e Telemar. A autorização foi concedida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), uma vez que a Embratel antecipou o cumprimento das metas de universalização dos serviços, assumidas quando da privatização da empresa em 1998.

O ministro das Comunicações, Juarez Quadros, informou que a Embratel vai operar em competição direta com as operadoras locais e que isso representa a possibilidade de redução nas tarifas.

O presidente da Embratel, Jorge Luis Rodrigues, informou que nos próximos 45 dias a empresa já estará atuando em duas cidades, e a partir do ano que vem em todas as capitais brasileira. Em uma primeira fase a empresa vai concentrar seu atendimento no mercado corporativo de grande e médias empresas, e numa segunda fase, os servilços de telefonia local serão estendidos a pequenas empresas e ao público residencial. Informou que o início da operação da Embratel nos serviços de telefonia local depende ainda de acordos de interconexão com as prestadoras locais.