Geral

Datafolha: Pesquisa alternativa mantém Lula em 1º lugar

O Instituto Datafolha apresentou ontem uma nova técnica para realização de pesquisas eleitorais. Chamada de “rastreamento” (do inglês tracking), a nova técnica consulta os eleitores por telefone. De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, o rastramento feito ontem pelo Instituto indicou o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, […]

Arquivo Publicado em 01/01/2000, às 12h00

None

O Instituto Datafolha apresentou ontem uma nova técnica para realização de pesquisas eleitorais. Chamada de “rastreamento” (do inglês tracking), a nova técnica consulta os eleitores por telefone. De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, o rastramento feito ontem pelo Instituto indicou o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, com 31% de intenções de voto. Ciro Gomes (PPS) obteve 26%, José Serra (PSDB), 18%, e Anthony Garotinho (PSB), 10%.

Como a margem de erro máxima é de quatro pontos percentuais, Lula e Ciro estão em situação de empate técnico. No primeiro levantamento, feito na quarta, Lula obteve 27% das intenções de voto, Ciro, 32%, Serra, 17%, e Garotinho, 11%.

O rastreamento será feito às quartas, sextas e domingos, dias posteriores às exibições das propagandas gratuitas dos candidatos à Presidência. Com resultados publicados diariamente, a metodologia serve para antecipar possíveis tendências causadas pela influência do horário eleitoral.

O Datafolha adverte que essa pesquisa não é representativa do total de eleitores do país e, portanto, não pode ser comparada com pesquisas de intenção de voto que têm como universo o total do eleitorado.

Jornal Midiamax