Geral

“Cidade de Deus” estréia hoje em 99 cinemas do país

O filme “Cidade de Deus” estréia hoje em 99 cinemas de todo o país sob a égide da contradição. Custou US$ 3,3 milhões — orçamento de megaprodução para o Brasil — mas não tem rostos conhecidos do grande público, com exceção de Matheus Nachtergaele e do músico Seu Jorge. Além disso, narra uma história protagonizada […]

Arquivo Publicado em 01/01/2000, às 12h00

None

O filme “Cidade de Deus” estréia hoje em 99 cinemas de todo o país sob a égide da contradição. Custou US$ 3,3 milhões — orçamento de megaprodução para o Brasil — mas não tem rostos conhecidos do grande público, com exceção de Matheus Nachtergaele e do músico Seu Jorge. Além disso, narra uma história protagonizada por bandidos de uma comunidade nada glamourosa da periferia do Rio: a Cidade de Deus.

Na trama — cuja base é verídica e baseada no romance homônimo de Paulo Lins — há a preocupação com a verdade de uma região extremamente carente do Rio de janeiro. O filme desfia uma série de situações que marcam a espiral de violência na Cidade de Deus de meados dos anos 60 até o começo dos 80, quando uma guerra entre traficantes deixou os moradores em estado de guerra civil. A história encantou crítica e público no último Festival de Cannes, onde foi exibida fora de competição.

Jornal Midiamax