O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, enviou ontem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o seu parecer com relação ao Caso Vander Loubet (PT). Brindeiro se manifestou contra o recurso impetrado pelo advogado de Loubet, Newley Alexandre Da Silva Amarilla, que pede o indeferimento da cassação do candidato petista feita pelo TRE.

Vander Loubet, candidato a deputado federal pelo PT, teve a sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS) por uso de documento público falsificado (carteira de motorista). Para dar continuidade a sua campanha, o candidato petista entrou com um recurso especial eleitoral no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O recurso ao TSE tem efeito suspensivo, ou seja, até que ele seja julgado, ele dá a Vander condições para prosseguir sua campanha. Segundo assessores do advogado do Diretório Regional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB/MS), Paulo Tadeu Haendchen, que entrou com o pedido de impugnação da candidatura de Loubet, esse parecer da Procuradoria da República não é a decisão final, mas é muito importante.

Agora, o parecer será enviado ao Ministro do TSE, Luiz Carlos Madeira, que é o relator do processo. Em seguida, o recurso será julgado pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral. De acordo com informações da assessoria do TSE, é possível que o recurso entre em pauta de julgamento no início da próxima semana.