Campo Grande estará sediando, nesta sexta-feira e no sábado, no auditório da Santa Casa, o I Seminário de Mortalidade Materna de Mato Grosso do Sul. O seminário tem como objetivo sensibilizar e capacitar gestores e técnicos, e demais setores envolvidos na atenção à gestante, parturiente, puérpera e neonato, para identificar e corrigir as possíveis falhas na saúde destas mulheres.

Para abrir o evento, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde, o secretário de Estado de Saúde, João Paulo Esteves, falará sobre a importância do acompanhamento da gestante, através do pré-natal, durante todo o período de gestação – o que geralmente resulta em partos tranqüilos e sem riscos.

O tema “Mortalidade materna – um problema de todos” será discutido e abordado pela dra. Regina Viola, do Comitê Nacional de Mortalidade Materna no Ministério da Saúde, que estará presente nos dois dias de encontro. Também participa a atual presidente do Comitê Estadual de Mortalidade Materna, dra. Joana Soares Arruda, que falará sobre a mesma questão – mortalidade materna – no âmbito estadual.

Serão abordados ainda, durante as oficinas de trabalho, temas como investigação epidemiológica, instrumentos e fluxo de investigação. O dr. Hélvio Bertolozzi terá a responsabilidade de falar sobre a classificação do óbito materno e seus fatores de evitabilidade.

O evento é aberto ao público em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da Secretaria Estadual de Saúde, no Parque dos Poderes até amanhã. Quem não efetuar a inscrição no prazo determinado poderá se inscrever no auditório da Santa Casa, no primeiro dia do seminário. As vagas são limitadas e os participantes terão direito a um certificado. O horário do seminário é das 8h30min às 19h30min na sexta-feira e das 8h às 17h no sábado. Maiores informações através do telefone 318-1696.