Brasil tem 30 milhões de casos de DST, sem incluir a Aids
O Brasil convive com 30 milhões de casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), segundo estimativa do Ministério da Saúde, divulgada ontem. O número não inclui a Aids e chama a atenção para uma endemia grave no país, na qual as mulheres podem responder por até 70% dos casos. “Reconhecemos ter perdido muito tempo enquanto o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Brasil convive com 30 milhões de casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), segundo estimativa do Ministério da Saúde, divulgada ontem. O número não inclui a Aids e chama a atenção para uma endemia grave no país, na qual as mulheres podem responder por até 70% dos casos. “Reconhecemos ter perdido muito tempo enquanto o problema crescia”, afirmou Guida Silva, presidente da Comissão Nacional de DSTs do ministério.
A contaminação mais comum é pelo HPV. O vírus atinge mais de 7 milhões de brasileiras e está relacionado a quase todos os casos de câncer de colo do útero. O governo estima que 15% da população sexualmente ativa tenha o HPV. No caso do herpes e da sífilis, os índices são menores: 12% e 2,1%, respectivamente. A dimensão desse contágio está provocando uma guinada no Programa Nacional de Combate a DST/Aids. Contrariando estimativas iniciais, que projetavam mais de um milhão de casos até o ano 2000, o vírus da Aids contaminou cerca de 600 mil brasileiros.
ESTRATÉGIA ERRADA: Depois de anos de ofensiva contra o HIV, o governo quer investir esforços no combate a outras enfermidades transmitidas pelo sexo. As estratégias serão discutidas a partir do próximo domingo, durante o 4º Congresso Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis, que acontecerá em Manaus, no Amazonas.
O problema é conhecer com precisão as nuances da endemia. “Apenas este ano, serão 10 milhões de novos casos”, diz Fábio Moherdavi, chefe da unidade de epidemiologia da coordenação de DST/Aids do Ministério. Moherdavi está à frente de estudos que, até dezembro, traçarão perfil e hábitos da população atingida, para direcionar políticas preventivas.
A subnotificação no país é alarmante. Segundo Guida, no ano passado o Sistema Único de Saúde (SUS) acumulou cerca de 300 mil registros de DSTs. Ela explica que a Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que para cada caso atendido no sistema público, dez são tratados no setor privado – e cem em balcões de farmácia.
DESCUIDO: Ao contrário das mulheres, que procuram mais os serviços de saúde, os homens tendem a recorrer à automedicação. O resultado: doentes malcurados contaminando parceiros. Embora nenhuma dessas enfermidades se manifeste com a gravidade da Aids, várias têm implicações sérias. Em gestantes, a sífilis pode causar abortos, problemas de gestação e danos para a criança.
Apesar do diagnóstico e tratamento serem simples e baratos, a precariedade do atendimento pré-natal do país permite a transmissão de mães para filhos. Os portadores do vírus da herpes que manifestem as úlceras no órgão genital, típicas da enfermidade, aumentam em 18 vezes suas chances de contrair o vírus HIV.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.