Atuação do professor afeta resultado de cursos no Provão

A forma de atuar do professor na sala de aula tem efeito direto no desempenho dos universitários. A apresentação de um plano de ensino, o empenho e o uso de materiais didáticos adequados fazem a diferença nos resultados dos cursos. É o que foi identificado por um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A forma de atuar do professor na sala de aula tem efeito direto no desempenho dos universitários. A apresentação de um plano de ensino, o empenho e o uso de materiais didáticos adequados fazem a diferença nos resultados dos cursos. É o que foi identificado por um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) com base nos dados do Exame Nacional de Cursos, o Provão.

O estudo cruza as respostas ao questionário-pesquisa e os resultados na avaliação em 2001. Nos cursos de Administração que obtiveram conceito A, o mais elevado patamar do Exame, 47% dos alunos declararam que todos os seus professores apresentam plano de ensino, onde constam os objetivos, metodologia, critérios de avaliação, cronograma e bibliografia.

Conteúdos relacionados