Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha junto a 4916 eleitores, em 263 cidades do país, concluiu que para 31% dos eleitores, o candidato do PT a presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, é o mais preparado para ser presidente. Ciro Gomes (PPS) é mencionado por 27% dos eleitores ouvidos.

Esse resultado representa um empate técnico, no limite da margem de erro máxima da pesquisa, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Apesar disso, é mais provável que Lula esteja à frente de Ciro. Em virtude da margem de erro, a taxa de eleitores que apontam o candidato petista como o candidato mais preparado se situa em um intervalo que vai de, no mínimo 29% a no máximo 33%; as citações a Ciro podem estar entre 25% e 29%.

José Serra é mencionado como o candidato mais preparado por 15%, e Garotinho é citado por 10% dos entrevistados. Para 6% nenhum dos candidatos pode ser considerado como o candidato mais preparado para ser presidente, outros 10% não souberam responder à questão.