Pular para o conteúdo
Esportes

Santos leva virada do São Bernardo e perde a 3ª seguida no Paulistão antes da chegada de Neymar

Virada, por 3 a 1, amargando o quarto resultado ruim em cinco rodadas
Agência Estado -
Instagram/São Bernado

encontrará um Santos em crise em seu retorno ao Brasil. O atacante desembarca no País nesta sexta-feira e no sábado já acompanhará o clássico com o , na Vila Belmiro. Sua presença será um combustível a mais para o time buscar desencantar no Paulistão. Depois de duas derrotas seguidas, a equipe até saiu em vantagem diante do São Bernardo nesta quarta-feira, mas acabou pecando no jogo aéreo e, muito cansado, levou a virada, por 3 a 1, amargando o quarto resultado ruim em cinco rodadas.

Depois de levar gols nas quatro primeiras rodadas, a ideia era sair na frente do São Bernardo e “fechar a casinha” para se reencontrar com os triunfos. Depois de um primeiro tempo ruim, o Santos voltou do intervalo mais ligado e conseguiu cumprir sua primeira meta no ABC. Mas descuidos pelo alto custaram o triunfo, para lamento da torcida e de Pedro Caixinha.

Com a terceira derrota seguida, o Santos fica com somente quatro pontos no Paulistão e correndo riscos, como há algumas temporadas, de não passar às quartas de final.

Desgostoso após duas derrotas seguidas e carente de boas peças para a armação, o técnico Pedro Caixinha surpreendeu ao não apenas promover a volta de Soteldo, mas por improvisar o lateral Léo Godoy na meia, na posição onde deve entrar Neymar. Na frente, o artilheiro Guilherme ganhou a parceria de peso de Tiquinho Soares.

Ciente que no contrato curto inicial de Neymar, de apenas seis meses, a chance de título é no Paulistão, uma reação era primordial. E, para isso, o time tinha de derrubar o bem armado São Bernardo no ABC em um campo castigado pelas chuvas e bem pesado.

Com muitas faixas de camisa 10 nas arquibancadas – o pesado manto eternizado por Pelé e que será representado pelo astro -, os santistas marcaram presença no Primeiro de Maio para incentivar seus jogadores. Mas nem bem viram uma chance de perigo e já levaram um susto.

Guilherme Queiroz recebeu livre e soltou uma bomba, abrindo o placar após falha de Brazão. O VAR acusou impedimento mínimo do atacante e salvou o Santos de ser vazado pelo quinto jogo seguido no Estadual. Ajustar a marcação, por sinal, vem sendo um martírio de Caixinha, que a todo momento gritava com o time para tentar organizar o time.

Mas, parecia não ser ouvido. O São Bernardo era melhor em campo e justificava a liderança do Grupo D, no qual aparece o poderoso tricampeão , ao chegar melhor e por vezes ao ataque. Brazão salvou os visitantes em saída arrojada.

Faltava ao Santos um melhor aproveitamento de Soteldo. O venezuelano não conseguia as jogadas, por errar passes fáceis ou segurar demais a bola. Por consequência, Tiquinho e Guilherme pouco tocavam na bola. Nem na cobrança de falta quase na risca da área o time santista mostrou capricho.

A forte chuva que voltou a castigar São Bernardo, prejudicou o jogo de toques rápidos do time de casa e ajudou o Santos a crescer na reta final. Mas sem ameaçar o placar, contudo. Para piorar, Souza, substituto de Escobar na esquerda, se machucou e precisou ser substituído no intervalo.

O segundo tempo começou com Soteldo “elétrico”. O venezuelano voltou do vestiário mais atrevido, driblando, buscando o ataque e mostrando genialidade. Em belo passe, ele deixou Léo Godoy na cara do goleiro. Alex Alves até fez o corte, mas mandou nos pés de Guilherme, que não desperdiçou, logo aos dois minutos. Quinto gol do jogador, artilheiro disparado do Santos, representando bem a camisa 10 que repassará para Neymar.

A “bronca” de Caixinha deve ter sido forte no vestiário. O Santos voltou tomando conta do jogo e com postura bem diferente da apática primeira etapa. No campo ofensivo, era quem demonstrava mais perto de ampliar. Guilherme parou no goleiro e Soteldo teve sua chance em cobrança de falta.

Os visitantes não fizeram e acabaram castigados. Lucas Tocantins ganhou do jovem Vinícius Lira pelo alto e empatou, de cabeça, aos 15. O jogo aéreo castigava o Santos na segunda etapa. A cada cruzamento, o torcedor santista ia ao desespero nas arquibancadas. Lucas Rian obrigou Gabriel Brazão (sentindo dores na mão) a milagre para evitar a virada. Felipe Azevedo também desperdiçou o gol da ao mandar raspando a trave.

O Santos estava perdido em campo e acusando cansaço. Sem mais impor resistência, acabou derrotado. Após tantos cruzamentos sem sucesso na reta final, enfim o São Bernardo teve êxito. Augusto apareceu bem para virar, aos 42. Nos acréscimos, em contragolpe, Lucas Rian definiu.

FICHA TÉCNICA

SÃO BERNARDO 3 X 1 SANTOS

SÃO BERNARDO – Alex Alves; Hugo Sanches (Léo Duarte), Helder, Matheus Salustiano e Augusto; Pará, Lucas Lima e Romisson (Lucas Tocantins); Léo Jabá (Lucas Rian), Guilherme Queiroz (Felipe Azevedo) e Fabrício Daniel (Emerson Santos). Técnico: Ricardo Catalã.

SANTOS – Gabriel Brazão; JP Chermont (Luca Meirelles), Zé Ivaldo, Luan Peres e Souza (Vinícius Lira); Rincón, Diego Pituca (João Schmidt), Léo Godoy e Soteldo (Gabriel Bontempo); Guilherme e Tiquinho Soares. Técnico: Pedro Caixinha.

GOLS – Guilherme, aos 2, Lucas Tocantins, aos 15, Augusto, ao 42 e Luvas Rian, aos 47 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Hugo Sanches, Helder, Lucas Lima e Augusto (São Bernardo) e Vinícius Lira e Zé Ivaldo (Santos).

ÁRBITRO – João Vitor Gobi.

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo (SP).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Familiares procuram por Maria que desapareceu há dois dias na região do Santo Eugênio

Câmara aumenta pena para crimes contra idosos; texto segue para sanção

Argentinos castigam e Boca Jrs lamenta empate em duelo direto com Benfica no Mundial de Clubes

Mais de 190 pessoas são atendidas na Carreta da Justiça em Bodoquena

Notícias mais lidas agora

Investigação aponta que Claudinho Serra recebia propina pelos pais: ‘Levar encomenda’

cpi joão resende frota velha

Na CPI, Consórcio Guaicurus admite que ônibus circulam sem seguro exigido em contrato

ataque onça pantanal 2

Ataque e morte de Jorginho por onça no Pantanal teve motivação; saiba qual

Trump: ‘todos devem evacuar Teerã imediatamente’

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: ponto de mototáxi pega fogo na Avenida Duque de Caxias

O Corpo de Bombeiros foi acionado

Mundo

Israel e Irã voltam a trocar ataques aéreos no 5º dia de guerra no Oriente Médio

Várias explosões foram ouvidas na parte leste de Teerã

Trânsito

Carreta destrói guard rail, sai da pista e vai parar em matagal nas margens da BR-163

Parte do guard rail ficou completamente destruído com o impacto

Brasil

Câmara pressiona governo Lula e aprova urgência para projeto que derruba aumento do IOF

A urgência é um instrumento que acelera a tramitação de uma proposta no plenário da Casa