Pular para o conteúdo
Esportes

Raphinha decide e Barcelona supera Benfica com um a menos nas oitavas da Liga dos Campeões

1 a 0, gol do brasileiro Raphinha
Agência Estado -
Instagram/Barcelona

Com assinatura verde e amarela, o Barcelona obteve um gigante resultado pela ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, nesta quarta-feira. Em jogo no qual levou enorme sufoco do Benfica após perder o zagueiro Cubarsí, expulso com apenas 21 minutos, o time catalão calou a torcida portuguesa no Estádio da Luz, em Lisboa, ao vencer por 1 a 0, gol do brasileiro Raphinha.

O brasileiro aproveitou um enorme presente do zagueiro Antonio Silva para definir o resultado. Sai como um dos heróis, já que o goleiro Szczesny também brilhou, parando os ataques do Benfica com plásticas e complicadas defesas. O duelo de volta ocorre na próxima terça-feira, com os catalães jogando pelo empate. Ao Benfica, resta quebrar com a invencibilidade do adversário de 16 jogos na temporada, uma missão complicada.

Segunda melhor campanha da fase de classificação da Liga dos Campeões, atrás apenas do Liverpool (21 pontos a 19), o Barcelona queria encaminhar a vaga mesmo jogando na casa do Benfica e começou de maneira ofensiva em Lisboa.

Em um lance incrível, logo nos primeiros minutos, o goleiro Trubin fez três defesas milagrosas para evitar que o Barcelona abrisse frente. Primeiro no desvio de Olmo, à queima roupa, depois no rebote de Lewandowski quase na pequena área e, por fim, com o toque desajeitado de Lamine Yamal – segurou a bola quando estava sentado no gramado.

A pressão era grande, mas um contragolpe acabou com os planos de Hansi Flick. Aos 21 minutos, o Barcelona sofreu um grande baque. O árbitro expulsou o jovem zagueiro Cubarsí por causa de falta por trás na entrada da área. Era o último marcador e levou o vermelho direto. Kokçu cobrou a falta com força, mas Szczesny espalmou.

A tônica do jogo se modificou. Para repor o sistema defensivo, Olmo acabou sacrificado para a entrada de Ronald Araújo e o Barcelona postou-se apenas para contragolpes e, ao mesmo tempo, segurar a pressão dos locais. Os comandados de Bruno Lage quase abriram o placar com Akturgoglu, de cabeça, mas Szczesny voltou a salvar os catalães.

O começo da segunda etapa foi com enorme sufoco dos portugueses, mais uma vez parando no goleiro polonês. O Barcelona se segurava como podia, até uma lambança da defesa do Benfica custar caro. Antonio Silva errou o passe e entregou para Raphinha. O brasileiro bateu rasteiro, de fora da área, e abriu o placar no Estádio da Luz. Depois, bastou se segurar na defesa.

Vivendo sua melhor temporada, Raphinha anotou pela 25ª vez e chegou a 43ª participações em gols, já que conta com 18 assistências. Na pré-lista de Dorival Júnior, o atacante do Barcelona será um dos principais nomes da desta sexta-feira para os duelos com e (dias 20, em , e 25, em Buenos Aires) pelas Eliminatórias.

KANE É DECISIVO, BAYERN QUEBRA JEJUM E ENCAMINHA A VAGA

No tão badalado clássico alemão, no qual o Bayern de Munique encarava um pequeno jejum de seis jogos sem ganhar do Bayer (três empates e três derrotas), curiosamente após Xabi Alonso assumir o time de Leverkusen, dois gols de Kane e outro de Musiala acabaram com a marca negativa ao definir um enorme 3 a 0 na Allianz Arena.

Um dos grandes nomes ofensivos da temporada europeia, o artilheiro bávaro se antecipou à marcação após cruzamento de Olise, com 9 minutos, para chegar a 30 gols em 34 jogos no ano – ainda distribuiu 10 assistências – e colocar o Bayern em vantagem no jogo.

Querendo sua primeira vitória no duelo com o Bayer (perdeu duas e empatou uma), Vincent Kompany não se contentava com o placar mínimo e pedia a equipe na frente a todo momento. Mas nada de mais gols na primeira etapa.

Em bela trama ofensiva no começo da etapa final, Kovar falhou na tentativa de cortar o cruzamento e soltou a bola para Musiala, na pequena área, ampliar. O Bayern estava tranquilo em campo até ver seu goleiro, Neuer, sentir uma lesão e dar lugar ao estreante Urbig.

Logo depois, os visitantes viram a busca pela reação ficar comprometida com a expulsão de Mukiele por acúmulo de cartões. O Bayern, em vantagem numérica, foi para cima e definiu, colocando uma das mãos na vaga, com pênalti bem batido por Kane.

ALISSON BRILHA E LIVERPOOL GANHA NA CASA DO PSG

Alisson foi o grande responsável pelo triunfo do Liverpool na casa do PSG, por 1 a 0, com gol no fim. Os franceses deram enorme calor no time inglês, que só não foi para o intervalo em enorme desvantagem graças ao brasileiro, com incríveis defesas. Na etapa final, o time inglês chegou ao gol da vitória com Elliott em jogada iniciada com o goleiro, que novamente parou o ataque adversário em uma de suas maiores atuações da carreira.

Querendo abrir vantagem para o jogo da semana que vem, os comandados de Luís Enrique começaram com tudo no Parque dos Príncipes e enfileiraram chances criadas e desperdiçadas. Kvaratskhelia parou duas vezes em Alisson, a segunda cara a cara e com o goleiro mostrando enorme reflexo. Ainda salvou com os pés a batida de Dembélé, também frente a frente.

No lance mais incrível, Barcola bateu na defesa e, na volta, sozinho na grande área, mandou para o alto, colocando as mãos na cabeça. O Liverpool foi para o descanso sem nenhuma chance criada, postado apenas para se defender.

O segundo tempo não foi diferente, com o PSG continuando seu massacre sem conseguir fazer gol graças às intervenções de Alisson – foram nove defesas do brasileiro na partida. O Liverpool apenas administrava o empate no fim quando o goleiro recebeu um recuo e resolver dar lançamento ao ataque. Darwin Núñez ganhou pelo alto do zagueiro e rolou para Elliott bater rasteiro, colocado, e comemorar a sofrida vitória.

INTER GANHA NA HOLANDA E FICA PERTO DAS QUARTAS

Na abertura da jornada, a Inter de Milão deu enorme passo para se garantir nas quartas de final ao anotar 2 a 0 na casa do Feyenoord. Marcus Thuram apareceu livre para escorar cruzamento e abrir 1 a 0, enquanto Lautaro Martínez, em bomba no ângulo, definiu.

A vantagem poderia ser ainda maior, mas Zielinski desperdiçou uma penalidade polêmica anotada sobre Thuram na etapa final. Parou em defesa do goleiro Wellenreuther, o nome de jogo ao realizar inúmeras defesas e evitar até uma goleada humilhante.

Mesmo com o gigante passo, em partida dominada do começo ao fim na Holanda, o técnico Simone Inzaghi preferiu diminuir a euforia do elenco e dos torcedores, dizendo que faltam 90 minutos e que os rivais podem surpreender em Milão na próxima terça-feira.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Designers e antropóloga criam coleção inspirada no Banho de São João de Corumbá

Espérance vence o Los Angeles FC, e Flamengo avança às oitavas como líder do Grupo D

VÍDEO: luzes no céu intrigam moradores de Campo Grande

‘Careca do INSS’ pede anulação de relatórios financeiros que embasaram inquéritos sobre fraudes

Notícias mais lidas agora

Secretários chegam em Campo Grande uma semana após escalada de confronto em Israel

Juiz dá ‘puxão de orelha’ e manda MPMS apresentar provas da corrupção em Água Clara em dez dias

VÍDEO: luzes no céu intrigam moradores de Campo Grande

Carreta fica destruída por incêndio com explosões na BR-158

Últimas Notícias

Brasil

Inscrições para Encceja Exterior 2025 vão até dia 27

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no Sistema do Encceja Exterior

Polícia

Acusado por emboscada com ônibus incendiado e morte de torcedor do Cruzeiro é preso em MS

Morte de um torcedor do Cruzeiro no dia 27 de outubro do ano passado

Mundo

Embaixada começa a identificar brasileiros que querem deixar Israel

Em razão do recente conflito com o Irã, iniciado dia 13 de junho

Esportes

Sem pódio por equipes, Brasil acaba Mundial de Judô com duas medalhas

A última possibilidade de medalha era a competição por equipes