Pular para o conteúdo
Esportes

João Fonseca perde de ‘gigante’ chileno e é eliminado na 3ª rodada em Wimbledon

O brasileiro de 18 anos até resistiu, mas não conseguiu conter o ímpeto ofensivo do 'gigante' Nicolas Jarry
Agência Estado -
João Fonseca. (Instagram, Wimbledon)

João Fonseca se despediu de Wimbledon nesta sexta-feira. O brasileiro de 18 anos até resistiu, mas não conseguiu conter o ímpeto ofensivo do “gigante” Nicolas Jarry e foi superado por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/4, 3/6 e 7/6 (7/4), pela terceira rodada. O chileno de 2,01 metros de altura se impôs em quadra com seu forte saque e eficiente jogo de rede e praticamente não deu chances ao estreante carioca no Grand Slam britânico.

Aos 29 anos, Jarry usou toda sua experiência no circuito e também na grama, onde seu estilo de jogo é favorecido, para controlar o confronto desde o início. O chileno, que é o atual 143º do mundo, mas já foi o 16º, fez uma partida quase perfeita tanto no aspecto técnico quanto no tático para eliminar o brasileiro. Foram 24 aces e 52 bolas vencedoras, contra 8 e 29 de Fonseca, respectivamente.

Apesar do domínio do ex-Top 20, o carioca mostrou resistência e esboçou reação ao levar o terceiro set. A longa partida, com duração de 3h08min, contou com dois atendimentos médicos ao brasileiro, no início do terceiro set e na reta final do quarto. O brasileiro reclamou de dores no pé direito e na coxa direita. Porém, não indicou que os problemas físicos foram decisivos para o resultado da partida.

Ele buscava a primeira de um brasileiro contra um chileno em Wimbledon na Era Aberta, iniciada em 1968. Agora os vizinhos sul-americanos somam quatro triunfos em quatro jogos contra tenistas do Brasil em Londres. Nas oitavas de final, Jarry vai enfrentar o local Cameron Norrie (61º).

Apesar da eliminação, Fonseca deixa Wimbledon com uma grande campanha, a melhor do Brasil em simples masculino em 25 anos. O jovem carioca fez sua primeira participação na chave principal do torneio mais tradicional do mundo, mostrando rápida adaptação ao estilo rápido da grama e características que poderão dar frutos em Wimbledon nas próximas temporadas.

A boa trajetória no Grand Slam britânico deve colocar o brasileiro no Top 50 na próxima atualização do ranking, ao fim da competição. Atual 54º do mundo, ele aparece temporariamente no 47º posto, o que pode mudar até o último dia de Wimbledon.

Jogando na quadra 2, a terceira maior do complexo de All England Club, Fonseca fez um duelo de saques com Jarry no primeiro set, como era esperado. O chileno oscilou menos e impôs a primeira quebra de saque do jogo no oitavo , quando o brasileiro mostrou dificuldades com o primeiro serviço. Jarry fechou o set com um fenomenal aproveitamento de 90% dos pontos quando jogou com o primeiro saque.

A segunda parcial começou com uma nova quebra do chileno. Aparentando certo abatimento após o revés no set inicial, Fonseca caiu de produção e não conseguia conter o ímpeto agressivo do rival chileno, cada vez mais eficiente no saque. O brasileiro tentou variações, com slice e deixadinhas. Até mesmo no seu posicionamento para receber o saque.

Jarry, contudo, era eficiente em todos os fundamentos, apesar das dificuldades criadas pelo vento ao longo do segundo set. Quando não resolvia no saque, o chileno buscava o backhand do Fonseca e aproveitava vacilos do brasileiro no . Além disso, era quase imbatível em suas subidas à rede. Sem dificuldades, abriu 2 sets a 0.

A terceira parcial começou com uma preocupação do lado brasileiro. Fonseca recebeu atendimento médico no pé direito, com um desconforto aparentemente entre o calcanhar e o tornozelo A pausa no jogo pode ter desconcentrado Jarry, que sofreu sua primeira quebra de saque no jogo logo na sequência, com direito a uma dupla falta.

Fonseca abriu 4/1, respirou na partida e começou a jogar mais solto. Apostando mais nas cruzadas, em detrimento das bolas paralelas, fechou o set e forçou a disputa da quarta parcial.

O novo set foi o mais equilibrado do confronto. O brasileiro começou a pegar o tempo de bola do saque do chileno, que passou a ceder seguidos break points. Pressionado, Jarry cometia mais erros. O número de aces caía, surgiam as primeiras duplas faltas Do outro lado, Fonseca fechava seus games de saque com mais tranquilidade.

Antes do 10º game, o carioca voltou a receber atendimento médico em quadra. Desta vez, em razão de dores no músculo posterior da coxa direita. O set acabou sendo decidido no tie-break, também parelho, mas com ligeira superioridade de Jarry, que selou a vitória.

VITÓRIAS DO BRASIL NAS DUPLAS

O dia foi de vitórias para os brasileiros nas duplas. No masculino, Marcelo Melo e Rafael Matos avançaram às oitavas ao vencerem o croata Nikola Mektic e o neozelandês Michael Venus, cabeças de chave número oito, por 2 a 1, com parciais de 7/6 (7/3), 5/7 e 7/6 (10/6).

Os próximos adversários serão o austríaco Alexander Erler e o alemão Constantin Frantzen. Trata-se da 18ª participação de Melo na chave de duplas em Londres.

Em duelo com brasileiros dos dois lados da rede, Marcelo Demoliner levou a melhor sobre Fernando Romboli. Jogando com o argentino Guido Andreozzi, Demoliner superou o compatriota e o australiano John-Patrick Smith por 6/3 e 6/4.

No feminino, Luisa Stefani venceu sua segunda partida ao lado da húngara Timea Babos. Elas superaram a chinesa Hanyu Guo e a russa Alexandra Panova por 2 a 1, com parciais de 7/6 (7/3), 6/7 (7/3) e 6/3, e avançaram às oitavas de final.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
indígena

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

parques

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

Últimas Notícias

Cotidiano

Precisa de atendimento? Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande

Neste domingo, mais de 100 médicos estarão trabalhando nas UPAs e CRSs

Cotidiano

Domingo será ensolarado e com aumento da temperatura em todo MS

Em Campo Grande, a previsão é de temperaturas amenas, de 17°C a 28°C

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado