Pular para o conteúdo
Esportes

Goiânia e São Luís sediarão Jogos Universitários Brasileiros Atléticas

Pela primeira vez, a competição será disputada de forma simultânea em duas sedes
Agência Brasil -
Agência Brasil

A terceira edição dos Jogos Universitários Brasileiros Atléticas (JUBs Atléticas) já tem data e locais confirmados. Pela primeira vez a competição será disputada de forma simultânea em duas sedes. Entre os dias 21 e 25 de maio, estudantes de agremiações de todo o país medem forças em Goiânia (GO) e em São Luís (MA). Serão, ao todo, disputas em 16 modalidades: basquetebol, beach tennis, cabo de guerra, cheerleading, desafio de bateria, futsal, futvôlei, handebol, natação, poker, sinuca, tênis, tênis de mesa, de praia, voleibol e xadrez. O JUBs Atléticas é o segundo evento do calendário do esporte universitário. Antes, entre os dias 11 e 18 de maio, o estado de Goiás recebe o JUBs nas cidades de Goiânia, Goianira e Trindade.

O JUBs Atléticas e o JUBs Futebol serão as primeiras competições de Alim Maluf Neto como presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Ele assumiu a presidência da entidade no fim de março, substituindo Luciano Cabral. A chapa de Neto, nomeada Inovação e Experiência, é uma continuidade do trabalho anterior, e foi eleita por aclamação. São quatro anos de mandato e os primeiros desafios pela frente.

“É uma honra assumir a presidência da CBDU. Fruto de um trabalho de uma equipe que desenvolve o esporte universitário no país. Nossa missão é seguir o trabalho que vem sendo feito nos últimos anos. Temos muito trabalho e uma responsabilidade muito grande. Vamos agora para nossas atividades esportivas, começando com o JUBs Fut, em Goiânia, Goianira e Trindade. De lá saímos direto para São Luís e Goiânia, para o JUBs Atléticas, e ainda teremos as seletivas do JUBs em maio, que serão em . Agosto será a vez do JUBs Praia e em outubro o ‘Jubão’ em Natal [RN]. Mais um grande ano que pretendemos fortalecer ainda mais o esporte universitário nacional”, declarou Alim Maluf Neto.

Quem tem experiência no JUBs Atléticas é o curso de Educação Física da Federal de Pernambuco (UFPE). A Halterada é a atual bicampeã da competição, e o presidente Bruno Oliveira deixou claro que vai em busca do tri: “Claro que vamos com tudo para mais um título. Podem esperar. Mas também sabemos que o JUBs Atléticas é um local de confraternização entre as universidades de todo o país. Além disso, como ocorre no curso de Educação Física da UFPE, o crescimento do esporte universitário auxilia na inserção do profissional no mercado de trabalho. É comum ex-alunos nossos se tornarem técnicos dos nossos times, por exemplo. Isto dá experiência para o profissional de Educação Física”.

Bruno Oliveira representou a Halterada em Brasília, na última semana de março, quando a Confederação Brasileira do Desporto Universitário abriu o calendário de 2025 na CBDU Week, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Na ocasião, a entidade promoveu o Summit do Esporte Universitário, com palestras e debates sobre o universo profissional para além da carreira de atleta. No mesmo evento, destaques do ano de 2024 no esporte universitário foram premiados pela CBDU. Atletas, patrocinadores, instituições de ensino e órgãos governamentais foram homenageados no Melhores do Ano, que encerrou a CBDU Week. A equipe de esportes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) recebeu um prêmio pela cobertura do esporte universitário durante todo o ano de 2024.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem é atropelada junto da amiga por ex-namorado após terminar relacionamento em MS

mauro cid

STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação da tentativa de golpe

Termo de compensação ambiental de fábrica de celulose destina R$ 13,3 milhões a MS

De feminicídio a emboscada, seis morrem no fim de semana em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra escalou ex-chefe de licitação de Reinaldo para corrupção: ‘já é do time’

Executado no Jardim Aeroporto tinha mais de 20 passagens pela polícia em Campo Grande

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Dourados realiza novo mutirão do para beneficiários do CadÚnico nesta segunda-feira

Últimas Notícias

Transparência

Promotoria abre 12 procedimentos sigilosos para apurar violação de direitos em Deodápolis

As apurações seguem sob sigilo.

Cotidiano

‘Gambiarra’ de morador causa vazamento de esgoto e incomoda vizinhos no Los Angeles

Vizinho relata que o incômodo persiste há meses

Transparência

Gratificações suspeitas na educação de Ladário são alvo de investigação

Pagamentos foram feitos em ano eleitoral

Cotidiano

Em MS, quase 13 mil pessoas aguardam criação de assentamentos da Reforma Agrária 

"Há grandes áreas de devedores da União em nossa região, com terra parada, enquanto famílias dormem debaixo de lona", diz líder